O plano de salvação para Nínive
Por: Ronny Cristiano • 3/4/2019 • Dissertação • 708 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
O plano de salvação para Nínive
O livro de Jonas. Uma boa dica pra você que nunca leu um livro da bíblia todo. São apenas 4 Capítulos. Uma narrativa, com viés poético pq o cap 2 se trata de uma oração a Deus.
História real ou parábola: alguns teólogos afirmam que o livro trata-se de uma parábola por conter vários acontecimentos sobrenaturais, mas devido a mencionar fatos históricos, nomes reais de cidades e do próprio JESUS citar o profeta JONAS no livro de Mateus 12:40 cremos que se trata de uma HISTÓRIA REAL, até PQ se não o fosse a bíblia não seria a palavra de DEUS o livro da VERDADE e seria considerada FALÍVEL assim como também o nosso SALVADOR por menciona-lo como palavra da verdade.
Autor do livro: não é algo explícito, mas acredito que seja o próprio Jonas.
Quem era Jonas: Jonas foi, segundo a Bíblia, um profeta israelita da Tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural de Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional.
Jonas Cap. 1.2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
Malícia é um substantivo feminino com origem no latim malitia e que significa uma propensão ou tendência para praticar atos de maldade.
1 Jonas estava CAÍDO (dormindo espiritualmente):
– Jonas 1, 1 e 2 - ¹E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: ²Levanta-te, vai a grande cidade de Nínive clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
2 Jonas foge para Társis: Nós queremos escolher pra quem pregar, não ligamos pra vontade de Deus.
1 – Jonas 1, 3 - E Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor (de diante da face do Senhor) para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
3 A tempestade: A TEMPESTADE É INEVITÁVEL PRA QUEM FOGE DE DEUS
1 - Jonas 1:4,5 - Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
4 salvação dos marinheiros: PROPÓSITO DE DEUS
1 – Jonas 1, 16 Temeram, pois, estes homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor, e fizeram votos.
5 Oração no ventre do peixe: DEUS OUVE O CLAMOR DOS QUE SE ARREPENDEM.
1 – Jonas 2, 8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. 9Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
6 Jonas prega em Nínive: PREGAÇÃO DE MÁ VONTADE
1 - Jonas 3, 3 e 4 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
...