AD2 - Estudos Antropológicos 2017
Por: IngridGarciah • 28/7/2019 • Trabalho acadêmico • 682 Palavras (3 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2017/1º
Disciplina: Estudos Antropológicos
Coordenador: Javier Alejandro Lifschitz
Aluno: _Ingrid Garcia da Conceição__________Matrícula: _16215100028___________
“A etnicidade é um fenômeno social que reflete vertentes de identificação e inclusão de determinadas pessoas em um grupo étnico, definido a partir de pressupostos ligados à sua origem, cultura e história.” (PAULO MELO SOUZA)
Quando citamos a palavra etnia, logo nos vem à mente grupos indígenas ou nativos. Contudo, o termo etnia pode ser usado para indicar diversos grupos étnicos existentes no mundo, entretanto, seu conceito está associado às práticas e construções culturais que diferenciam um grupo dos demais. Os grupos étnicos diferenciam-se por características culturais específicas, como a língua, religião, raça, costumes, vestuário, tradições, entre outros aspectos.
A etnicidade faz parte de um fenômeno essencialmente social, pois é um processo contínuo de transmissão cultural entre diferentes gerações a partir do contato e da participação no meio social em que a etnia se configura. O Brasil possui uma cultura de etnias bastante abrangente, principalmente pelo fato de mesmo antes do seu descobrimento existir povos de diferentes localidades e etnias habitando este país, com a chegada dos colonizadores, formou-se ainda mais uma autenticidade de País da Etnicidade. Visando cada vez mais o ponto de vista da demanda que viaja, sendo ela á trabalho ou á lazer, algumas instituições começaram a se movimentar no sentido de estruturar, desenvolver e explorar esse potencial.
A globalização da economia mundial, caracterizada pela internacionalização das economias nacionais e locais, pelos investimentos das empresas multinacionais e pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação e transporte, vem promovendo o crescimento do comércio internacional, as migrações de trabalhadores e refugiados e o crescimento do turismo, intensificando, assim, os contatos face a face entre os humanos e evidenciando as diferenças no acesso ao poder, no modo de viver, nos costumes e nas crenças, tanto nas pequenas como nas grandes cidades e nações, potencializando assim o contraste entre as identidades baseadas no sentimento de pertença a classes sociais, gêneros, etnias, raças e confissões religiosas.
A mudança cultural percebida em sociedades hospedeiras em consequência do impacto de um fluxo turístico é um dos aspectos mais significativos para os estudos em antropologia do turismo; O contato intercultural proporcionado pela atividade turística é responsável por um movimento repleto de dubiedades, contradições, indagações, questionamentos e tensões, evidenciando a cultura do turista e do originário. Como resultado, tem-se, de forma simultânea, ou não, o fortalecimento da identidade e da cultura dos agentes envolvidos nessa dinâmica, sinalizando alterações positivas até mesmo na cultura do turista que, na diversidade, se redescobre.
...