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FICHAMENTO DO TEXTO NATUREZA E SIGNIFICADO DO JOGO COMO FENÔMENO CULTURAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.319 Visualizações

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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

CAMPUS NATAL CIDADE ALTA

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER

DOCENTE: JUCIARA  CONCEIÇÃO DE FREITAS

DISCIPLINA: FESTA E LIDUCIDADE

DISCENTE : LISIANO ANTONIO DE MORAIS

FICHAMENTO

DO TEXTO NATUREZA E SIGNIFICADO DO JOGO COMO FENÔMENO CULTURAL

NATAL–RN

Maio / 2018

Introdução

 ”O texto Homo Ludens, de Huizinga, disserta de como o jogo, o elemento lúdico, é parte constitutiva de nossa vivência, inclusive enquanto constitui o civilizacional” segundo exposto na própria obra.

0 capitulo  1 natureza e significado do jogo como fenômeno cultural

 “Neste primeiro capítulo, Huizinga argumenta que o jogo é mais antigo que acultura, visto que esta última pressupõe a ideia de uma sociedade humana, enquanto que os animais estilo inseridos no universo lúdico”

  • O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois estas, em definições menos rigorosas pressupõem sempre que a sociedade humana; mas, os animais não esperam que os homens os iniciem na atividade lúdica.  (pag.3)
  • A psicologia e a filosofia procuram observar, descrever e explicar o jogo dos animais, crianças e adultos. Procuram determinar a natureza e o significado do jogo dos animais, crianças e adultos. (pg.4)
  • Há um elemento comum a todas estas  hipóteses : todas  elas partem do pressuposto de que o jogo se acha ligado a alguma coisa que não seja o próprio jogo, que nele deve haver alguma coisa que não seja o próprio jogo, que nele  deve haver alguma espécie de finalidade biológica. (pg.4)
  • A realidade do jogo ultrapassa a esfera da vida ao tratar do problema do jogo como função da cultura. A partir do momento em que as criança nas abordagens da biologia e da psicologia chegam ao termo da própria cultura como elemento existente.  (pg.6)
  • Na maneira de pensar do autor, o jogo diametralmente oposto á seriedade. (pg.8)
  • O chamado o cômico estava ligado a uma farsa ou comédia levando em conta o não jogo da representação propriamente dito, mas,sim, a situação e os pensamentos expressos. A arte mínima do palhaço, cômica e risível, dificilmente pode ser considerada um verdadeiro jogo. (Pg.9)
  • As relações entre o jogo e a cultura fazer referencia a todas as formas possíveis de jogo sendo limitado nas manifestações sociais. (pg.10)
  • A primeira característica fundamentais do jogo é o fato de ser livre  e a segunda característica esta intimamente ligado a primeira , é que o jogo não é vida e nem vida real. (pg.11)
  • O jogo distingue-se da vida “comum” tanto pelo lugar quanto pela duração que ocupa. A terceira de suas características principais: o isolamento, a limitação. (pg.12)
  • A limitação no espaço é ainda mais flagrante do que a limitação no tempo. Todo jogo se processa e existe no interior de um campo previamente delimitado, de maneira material ou imaginaria deliberada ou espontânea.  (pg.13)
  • Todo jogo tem regras, as regras de todos os jogos são absoluta e não permitem discussão. (pg.14)
  •   As comunidades de jogadores geralmente tendem a torna-se permanente, mesmo depois de acabado o jogo (pg.15)
  • A função do jogo, nas formas mais elevada que poderia ser definida pelos dois aspectos: uma luta por alguma coisa ou representação de alguma coisa (pg.16)
  • O importante para ciência da cultura é procurar compreender o significado dessas figurações no espirito dos povos que as praticam e nelas creem. (pg.18)
  • Como escreve Leo Frobenius, a humanidade “joga”, representa a ordem da natureza tal como ela esta impressa em sua consciência  dos fenômenos do mundo e adquirindo as ideias  de tempo e espaço. (pg.19)
  • Para Frobenius, o jogo serve explicitamente para representar um acontecimento cósmico, de certo modo tornando o presente. (pg.20)
  • Na sociedade primitiva verificaram a presença do jogo tais como: crianças, animais que neles verificaram todas características lúdicas como ordem, tensão, movimento, mudança ,solenidade ,ritmo ,entusiasmos. (pg.21)
  • Verificamos que uma das características mais importante do jogo é sua separação espacial em relação á vida quotidiana e dentro do jogo se processa regras que tem validade. (pg.23)
  • O jogo tem por natureza um ambiente instável, a qualquer momento venha interromper o jogo devido a uma quebra das regras (pg.24)
  • Existe uma ligação entre festa e jogos ambos predominam alegria limitada ao tempo e espaço (pg.25)
  •   Segundo o autor, esta claramente que é impossível perder de vista o conceito de jogo e também respeito á vida religiosa e dos povos primitivos. Somos forçado  a emprega a palavra jogo de acordo com os fenômeno .(pg.28)
  • O problema aparentemente simples de saber o que é realidade o jogo nos faz penetrar profundamente no problema da natureza  e origem dos conceitos religiosos. ( pg.29)
  • O jogo sagrado pelo fato de indispensável ao bem estar da comunidade  e um germe de instituição cósmica e de desenvolvimento social , se processa fora e acima  das austeras necessidade da vida quotidiana. (pg.30)
  • Segundo a concepção de Platão, a religião é essencialmente constituída pelos jogos  dedicados á divindade  os quais são para homens a mais elevada atividade possível (pg.31)  

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