O GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: Fernanda Viana • 5/7/2020 • Artigo • 538 Palavras (3 Páginas) • 486 Visualizações
AVALIAÇÃO A DISTANCIA – AD2
Assista ao vídeo “O Reino Perdido” (19 min.) e também ao vídeo sobre o Projeto 65 Destino Indutores do Ministério do Turismo (5 min) e faça as associações com as áreas de Gerenciamento de Projetos. Disponível em: “O Reino Perdido” http://www.youtube.com/watch?v=atYneq-0vfce “Projeto 65 Destino Indutores” http://www.youtube.com/watch?v=Y4HtWiMKiPg.
Vocês podem se basear nas seguintes categorias de análises para a realização da atividade:
- Integração;
- Escopo;
- Tempo;
- Custos;
- Qualidade;
- Recursos Humanos;
- Comunicações;
- Riscos;
- Aquisições.
(Material 3 e 4. Turismo_Cefet – Ciclo de Vida e Gerenciamento de processos e áreas de conhecimento em GP)
Enviar a AD2 para o e-mail: “O Reino Perdido” - http://www.youtube.com/watch?v=atYneq-0vfce
Para que o projeto tenha sucesso é necessário verificar todo o trabalho, não apenas partes do mesmo. Definir e controlar o que será incluído, gerenciar todo o escopo do projeto e não o do produto em si, a checagem constante do trabalho realizado deve ser rigorosamente cumprida, pois assim pode-se impedir a realização de trabalhos extras, o que não faz parte do contexto, ou seja “fracasso do projeto”.
No filme podemos verificar que a construção do anfiteatro, o escopo do projeto é o trabalho a ser realizado para construção e entrega da obra concluída. O projeto inclui diversos compromissos que devem ser rigorosamente executado, como as atividades de planejamento, coordenação e gerenciamento.
Com reuniões freqüentes e relatórios, pode-se garantir a perfeita realização do escopo, sem falhas, ou seja, o sucesso do mesmo.
O escopo deve ser verificado em todas as fases do projeto, assim, podem-se evitar falhas. No filme, porém houve uma falha nas revisões e por falta de um melhor gerenciamento das comunicações. O responsável por entregar o descritivo não checou o endereço e o estagiário não passou o recado corretamente.
A ausência de verificação constante do projeto na reunião de kick-off (reunião inicial) também deu inicio a sucessão de falhas. O gerente de projetos não se integrou com os demais envolvidos, o que seria ideal para guiar e coordenar todo o projeto com sucesso. A falha na comunicação entre as partes também é um ponto relevante no fracasso do projeto.
“65 Destinos Indutores” - http://www.youtube.com/watch?v=Y4HtWiMKiPg
No caso do “Projeto 65 Destinos Indutores” as informações, os fatos, as decisões estratégicas e as táticas de cada destino passaram por um monitoramento, com a aplicação de ferramentas de controle e de registro da evolução do trabalho.
O que pode proporcionar controle e domínio durante a execução do projeto. Um sistema integrado e padronizado de gestão de turismo nacional é o objetivo principal e a partir da coleta e análise de dados sobre os roteiros foi algo que tornou o projeto eficaz. Um mapeamento detalhado dos 65 municípios selecionados a partir de estudos direcionados também foi fundamental, pois fatores como infraestrutura geral, serviços turísticos, políticas públicas, economia local e sustentabilidade foram colocados em pauta.
...