O TURISMO E SOCIEDADE
Por: LANDIVAR • 23/4/2019 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1]
CEFET/RJ
POLO: MIGUEL PEREIRA
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
PERÍODO - 2018/1º
DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça
Nome: Felipe Landivar Rodrigues da Silva
Matrícula: 18117130166
1 -
Uma das teorias propostas por Émile Durkheim é o fato social, sintetizando; são as influências que os seres humanos sofrem dentro de um grupo social. Desta forma influenciando a maneira de sentir, agir e pensar, seguindo desta forma os padrões que a sociedade impõe no indivíduo. Vale ressaltar que segundo a teoria o indivíduo sobre uma pressão imposta pela sociedade, onde o mesmo é obrigado a se adequar aos padrões de um grupo, caso o indivíduo não siga as regras este sofrerá punições.
O filósofo Karl Marx, sonhava com uma sociedade justa e equilibrada, o mesmo via o capitalismo como uma grande injustiça social, ele possuía muitos ideais em cima desse assunto, Marx visava uma sociedade mais igualitária e era assim uma das suas ideias: O fim do sistema capitalista, lutando desta forma pelo socialismo, segundo o mesmo seria a forma mais igualitária de governo.
Ações Sociais era o objeto de estudo de Max Weber, esse filósofo teve a sua sociologia conhecida como uma Sociologia Compreensiva. Tendo como ideal que dentro de uma sociedade um homem avaliava a conduta do outro por alguma finalidade, mencionando também que a ética e a moral não poderiam ser mudadas.
Weber dividiu as Ações sociais em quatro ações:
- Tradicional – baseada costumes e hábitos;
- Afetiva – baseada em sentimentos;
- Racional com relação a fins – baseada em finalidade;
- Racional com relação a valores – orientada apenas por valores;
2 –
Com a crescente do fenômeno turístico, muitas pessoas sofrem uma pressão da sociedade para conhecerem os lugares mais visitados do Brasil e do Mundo, de certa forma o fato social relatado por Émile Durkheim se entrelaça num elo.
A sociedade e os grupos sociais influenciam e estabelecem padrões para os indivíduos.
Com o passar dos anos, veio o crescimento dos direitos dos trabalhadores e as suas vantagens que os mesmos alcançaram, isso fez com que os indivíduos buscassem destinos para repousar.
Os conceitos impostos por Karl Marx contribuíram muito para que os direitos dos trabalhadores fossem respeitados. Uma vez que os indivíduos, tiveram direito as férias remuneradas.
Essas vantagens dos trabalhadores juntamente com um avanço do turismo, lhe proporcionaram conhecer destinos diferentes.
O fenômeno do turismo têm crescido bastante nas últimas décadas em diversas formas, tendo um campo vasto e abrangente.
Referências:
- Turismo e Sociedade
PEREIRA, A.M.; ALVES M.A.O. Turismo e Sociedade – VOL 1
...