TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios da Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente

Por:   •  5/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Nome: Juliana Regina Jacomino Silva

RA: 16912

Turma: T.G.T. 038

Trabalho de Princípios da Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente

Bragança Paulista

2018

Descreva sobre as regiões do Brasil onde ocorrem os fenômenos abaixo e as consequências que elas trazem para o turismo.

a) Enchentes

b) Secas

c) Desmatamento de florestas

d) Desertificação

e) Poluição industrial

  1. De acordo com o levantamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as regiões no Brasil com alto índice de enchentes são Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).

Essas regiões, por terem um grande potencial turístico, vem tendo sua economia fortalecida graças a exploração do setor turístico. Criando assim, uma importante fonte de renda através do turismo, contribuindo para o crescimento econômico e elevação das taxas de desenvolvimento dessas regiões. Assim, pode-se afirmar que o setor turístico é inerente ao desenvolvimento territorial. Os impactos dos desastres sobre a atividade turística podem abranger a infraestrutura física (estradas, meios de hospedagem, meios de transportes, etc), o marketing turístico (rádio e TV), a perda do fluxo de turistas, a diminuição da arrecadação, entre outros. De acordo com Maditinos e Vassiliadis (2008), o turismo é muitas vezes descrito como uma atividade econômica frágil, em que a demanda por viagens é altamente suscetível a inúmeros choques, tais como guerras, epidemias de doenças mortais, doenças contagiosas, incidentes de terrorismo, flutuações econômicas, instabilidade da moeda, crises de energia, e assim por diante.

  1. De acordo com fundações que monitoram a seca no Brasil e dados de satélite, as áreas que sofrem com a seca estão espalhadas por 11 estados brasileiros: todos os do Nordeste mais Minas Gerais e Espírito Santo. Regiões que sofrem com a seca têm sua paisagem afetada, geralmente com lugares áridos e sem atrativos comuns ao turismo, como cachoeiras, rios, lagos, e vegetação. Não sofre só a paisagem, mas animais que vivem na região, causando atem estiagem de peixes e aves. Assim, pessoas que moram em regiões que sofrem com a seca tendem a migrar para outras áreas. Todos os setores que fortalecem o turismo são afetados com a seca, alem de que faltam a essas áreas investimentos e incentivos. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte. No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. No Sertão e no Agreste o tipo de vegetação que se apresenta é a caatinga, o clima predominante é o semi-árido, esse tipo de vegetação é adaptado à escassez de água. A maioria dos rios do Sertão e Agreste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove se enchem novamente. Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.

  1. O desmatamento prejudica o meio ambiente de diversas maneiras, mas principalmente em perda de biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas e erosões.

As áreas atingidas pelo desmatamento são a Mata Atlantica, a Amazonia, o Cerrado e a Caatinga.

A Amazonia é uma região de floresta pertencente a nove países, e 60% esta contida no Brasil. Representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. no Brasil, ocupa 49,29% do território e abrange três das cinco divisões regionais do país (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), sendo o maior bioma terrestre do país. O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial afirma que a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal. Segundo o relatório Assessment of the Risk of Amazon Dieback feito pelo Banco Mundial, cerca de 75 por cento da floresta podem ser perdidos até 2025. Em 2075, podem restar apenas 5 por cento de florestas no leste da Amazônia. O processo é resultado de desmatamento, mudanças climáticas e queimadas. O turismo na Amazonia é prejudicado pois com o desmatamento, toda a biodiversidade vai se degenerando, mudando incluisve clima, chuvas, animais, perdendo assim seus pricipais atrativos turisticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com