Os Princípios da Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente
Por: jujacomino • 5/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 412 Visualizações
Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo
Nome: Juliana Regina Jacomino Silva
RA: 16912
Turma: T.G.T. 038
Trabalho de Princípios da Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente
Bragança Paulista
2018
Descreva sobre as regiões do Brasil onde ocorrem os fenômenos abaixo e as consequências que elas trazem para o turismo.
a) Enchentes
b) Secas
c) Desmatamento de florestas
d) Desertificação
e) Poluição industrial
- De acordo com o levantamento feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as regiões no Brasil com alto índice de enchentes são Sudeste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul).
Essas regiões, por terem um grande potencial turístico, vem tendo sua economia fortalecida graças a exploração do setor turístico. Criando assim, uma importante fonte de renda através do turismo, contribuindo para o crescimento econômico e elevação das taxas de desenvolvimento dessas regiões. Assim, pode-se afirmar que o setor turístico é inerente ao desenvolvimento territorial. Os impactos dos desastres sobre a atividade turística podem abranger a infraestrutura física (estradas, meios de hospedagem, meios de transportes, etc), o marketing turístico (rádio e TV), a perda do fluxo de turistas, a diminuição da arrecadação, entre outros. De acordo com Maditinos e Vassiliadis (2008), o turismo é muitas vezes descrito como uma atividade econômica frágil, em que a demanda por viagens é altamente suscetível a inúmeros choques, tais como guerras, epidemias de doenças mortais, doenças contagiosas, incidentes de terrorismo, flutuações econômicas, instabilidade da moeda, crises de energia, e assim por diante.
- De acordo com fundações que monitoram a seca no Brasil e dados de satélite, as áreas que sofrem com a seca estão espalhadas por 11 estados brasileiros: todos os do Nordeste mais Minas Gerais e Espírito Santo. Regiões que sofrem com a seca têm sua paisagem afetada, geralmente com lugares áridos e sem atrativos comuns ao turismo, como cachoeiras, rios, lagos, e vegetação. Não sofre só a paisagem, mas animais que vivem na região, causando atem estiagem de peixes e aves. Assim, pessoas que moram em regiões que sofrem com a seca tendem a migrar para outras áreas. Todos os setores que fortalecem o turismo são afetados com a seca, alem de que faltam a essas áreas investimentos e incentivos. A restrita presença de chuva nessa área é causada basicamente pelo tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massas de ar quentes e úmidas ajam sobre o local causando chuvas.No sul do Sertão ocorrem, raramente, chuvas entre outubro e março, essas são provenientes da ação de frentes frias com característica polar que se apresentam e agem no sudeste. As outras áreas do Sertão têm suas chuvas provocadas pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte. No Sertão, as chuvas se apresentam entre dezembro e abril, no entanto, em determinados anos isso não acontece, ocasionando um longo período sem chuvas, originando assim, a seca. No Sertão e no Agreste o tipo de vegetação que se apresenta é a caatinga, o clima predominante é o semi-árido, esse tipo de vegetação é adaptado à escassez de água. A maioria dos rios do Sertão e Agreste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove se enchem novamente. Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.
- O desmatamento prejudica o meio ambiente de diversas maneiras, mas principalmente em perda de biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas e erosões.
As áreas atingidas pelo desmatamento são a Mata Atlantica, a Amazonia, o Cerrado e a Caatinga.
A Amazonia é uma região de floresta pertencente a nove países, e 60% esta contida no Brasil. Representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. no Brasil, ocupa 49,29% do território e abrange três das cinco divisões regionais do país (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), sendo o maior bioma terrestre do país. O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial afirma que a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal. Segundo o relatório Assessment of the Risk of Amazon Dieback feito pelo Banco Mundial, cerca de 75 por cento da floresta podem ser perdidos até 2025. Em 2075, podem restar apenas 5 por cento de florestas no leste da Amazônia. O processo é resultado de desmatamento, mudanças climáticas e queimadas. O turismo na Amazonia é prejudicado pois com o desmatamento, toda a biodiversidade vai se degenerando, mudando incluisve clima, chuvas, animais, perdendo assim seus pricipais atrativos turisticos.
...