Psicologia e Turismo
Por: Jaum Lucas • 4/11/2015 • Ensaio • 618 Palavras (3 Páginas) • 603 Visualizações
Relação da Psicologia com o Turismo
Primeiramente vamos definir o conceito de psicologia, Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).
Descrevendo a investigação psicológica como estudo que enfoca diversos processos biológicos e fisiológicos, cognitivos e mentais, diferenças individuais, comportamento interindividual e comportamentos intergrupais e interculturais. A maioria dos psicólogos presta atenção ao comportamento e à experiência dos indivíduos e procura descrever e quando possível explicar todo padrão ou estrutura observado naquele comportamento e naquela experiência.
O turismo, como atividade do lazer, pressupõe uma ruptura espaço-temporal em relação ao mundo do trabalho, apresentando-se como uma forma cultural alternativa, diferencial e complementar, que contribui para a restauração psíquica. É comum a afirmação de que o turismo é um fenômeno recente e que sua existência é reflexo do tempo livre conseguido pela classe trabalhadora, da excessiva concentração urbana, do progresso tecnológico e do aumento do poder aquisitivo. Estes seriam os factores desencadeadores do turismo que estaria ligado à atividade de saída do contexto cotidiano em busca de lugares ligados aos ideias de vida e descanso. O Turismo surge ainda como possibilidade de reencontro, de fantasia, repouso e felicidade num tempo sem tempo de ser. Desta forma o homem sai em busca de expressar-se, no encontro com outra cultura, outros valores, sabores, tempos, diversão, festa, longe de tudo que pode significar controle.
A relação da psicologia com turismo e justamente para entendermos a motivação do homem para o turismo e a personalidade do homem que faz o turismo. A psicologia expõe os benefícios psicológicos das viagens de lazer derivam da interação de duas forças: sair da rotina e de ambientes estressantes, e a procurar oportunidades recreacionais em busca de certas gratificações intrínsecas.
Motivação das Viagens:
As relações entre a psicologia e o turismo implicam pensamentos e emoções.
Hoje em dia, quer os indivíduos, quer os turistas, quer os agentes turísticos, precisam de avaliar e cruzar as suas necessidades, expectativas, a cada momento, uma vez que nós, os humanos mudamos a cada instante, em consequência das nossas experiências, contatos , emoções e pensamentos.
A psicologia procura enfatizar que o homem é um ser social por natureza, que procura uma vida agradável e que precisa que esta lhe ofereça uma vasta diversidade de atividades e,
por isso, o sucesso de um negócio turístico depende, em grande parte, da capacidade de resposta às necessidades e preferências dos consumidores.
O que os turistas , realmente , desejam nas suas férias ?
- Evasão da tumultuada vida urbana de todo dia.
- Desejo de ver belezas naturais.
- Desejo de conhecer pessoas, outras culturas e modos de vidas diferentes.
- Necessidade de repouso .
- Procura de novas emoções .
- Busca de descontração por meio de lazer.
- Busca de excitação.
As motivações para viajar podem ser divididas em quatro categorias:
- Motivadores Físicos : descanso físico , participação em esportes, recreação a beira mar, diversões relaxantes e problemas de saúde.
- Motivadores Culturais : o desejo de conhecer outros países – sua musica, artes, folclore, danças , pinturas e religião.
- Motivadores interpessoais : o desejo de conhecer gente nova, de visitar parentes ou amigos, de sair da rotina, de ficar algum tempo sem ver a família ou vizinhos, fazer novos amigos.
- Motivadores de status e prestígio : o desejo de reconhecimento , atenção , respeito e boa reputação .
O domínio psicológico da motivação e da forma como pode ser aplicado ao comportamento do turismo, tomou como ponto de partida o exame de alguns conceitos da interface de turismo e trabalho a fim de delinear os parâmetros da motivação do turista.
...