RESENHA CONTAMINAÇÃO CRUZADA: UM DILEMA DAS COZINHAS PROFISSIONAIS
Por: Noemi Freitas • 22/8/2018 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
RESENHA
CONTAMINAÇÃO CRUZADA: UM DILEMA DAS COZINHAS PROFISSIONAIS
A matéria “Contaminação Cruzada: Um Dilema das Cozinhas Profissionais”, da revista Hotéis, a preocupação de hotéis e restaurante quanto a conservação, segurança e limpeza. Pois um pequeno deslize por falta de higiene, seja na entrega do fornecedor a o armazenamento e manipulação do alimento, pode implicar uma série de problemas, entre eles a intoxicação alimentar. Apontando medidas de prevenção da contaminação de alimento por determinadas bactérias, vírus, parasitas, toxinas, príons, agrotóxicos, produtos químicos e metais pesados de acordo com o Ministério da Saúde.
A Revista Hotéis fez uma reportagem dos procedimentos adotados pela rede Nobile Hotéis, onde para evitar tantos problemas, a rede tem seu próprio manual de boas práticas. Podendo enfrentar pros e contras, comparado com meios de hospedagem independentes, onde a vantagem seria na padronização dos processos e manutenções de qualidade. E a desvantagem na grande quantidade de alimentos e profissionais envolvidos no processo.
No momento da contratação de novos colaboradores, o departamento de RH entrega o manual de boas práticas e de higiene para cada manipulador de alimentos. Além de todas as práticas, há treinamentos periódicos específicos a cada setor A&B.
A matéria nos dá uma visão de organização e processo, se tratando em gerenciamento de A&B, onde podemos “... trabalha no controle de qualquer risco de contaminação desenvolvendo técnicas e formas para que nossos hospedes tenham uma experiência única de Gastronomia, com qualidade e controle dos insumos manipulados”, conclui Henrique Marcolini, gerente A&B da rede Nobile Hotéis. E é assim que finalizo esta resenha, pois nosso maior objetivo é agregar experiência aos nossos clientes, preservando sua saúde.
...