A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Por: livia93 • 25/1/2016 • Dissertação • 272 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
A entrada progressiva da mulher no mercado de trabalho começou de fato com a 1ª e 2ª Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente) pois os homens eram tirados de suas casas para defender seus países e com isso, as indústrias estavam ficando cada dia mais vazias.
Foi a partir do conceito de socialização promovido pelo welfare state que as mulheres começaram a ter uma mudança em relação ao mercado de trabalho; Com certa divisão do Estado em relação aos cuidados com as crianças e idosos, principalmente nas áreas de saúde e educação a mulher começou a ter mais espaço no mercado.
É importante ressaltar que nos anos 60 e 70, o trabalho feminino era uma questão economica, tinha um cunho de “segundo trabalho”, apenas para complementar a renda familiar. Já hoje, é questão de independência, é visto como uma “exigência individual e identitária das mulheres”, o trabalho feminino se tornou um valor.
Mesmo no mercado de trabalho a um bom tempo, as mulheres acabam ainda sofrendo muitas injustiças, como salários inferiores aos masculinos, para a mesma função, assédios no ambiente de trabalho e a dupla jornada, visto que o país, o mundo, de forma geral ainda é predominado pelo machismo e a mulher é vista como a responsável pelo lar.
Aos poucos a mulher vem ganhando mais espaço no mercado, principalmente pelos novos valores sociais que vem sendo construidos, onde a mulher tem estudado cada vez mais, para construir carreiras de sucesso de deixando casamentos e filhospara momentos posteriores. Aos poucos a mulher tem tido mais igualdade e maior inserção, mas ainda há um longo caminho pela frente, até que o mercado fique igulmente justo.
...