A Estrutura Organizacional Dos Sistemas De Ensino
Por: Deyse.lcf56 • 29/5/2023 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 105 Visualizações
- Disciplina: Didática
- Docente: Renata Linhares
- Discente: Deyse Lorrana da Costa Ferreira
- Licenciatura em Química – 4º Período
- Com base no texto – Estrutura organizacional dos sistemas de ensino, como se divide e como se estrutura a organização dos sistemas de ensino: níveis, etapas e modalidades?
Com base na LDB, o sistema educacional brasileiro é descentralizado e a educação escolar nacional é composta por dois níveis: educação básica e educação superior. Educação Básica: Tem como finalidade formar o aluno, assegurar uma formação comum necessária ao exercício da cidadania e como também proporcionar os meios para progredir no trabalho e nos estudos. É dividido em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Educação Infantil: Corresponde à primeira etapa da educação básica e visa o pleno desenvolvimento físico, mental, intelectual e social das crianças menores de 5 anos, bem como as atividades familiares e comunitárias. Cuidados infantis ou equivalentes devem ser fornecidos para crianças menores de 3 anos e pré-escola para crianças de 4 a 5 anos.
Ensino fundamental: É uma etapa obrigatória do ensino básico, a escolaridade mínima é de 9 anos, é obrigatória a partir dos 6 anos. Pode ser organizado em séries anuais, semestrais, ciclos, sistema de progressão continuada, ou qualquer outra forma que o processo de aprendizagem exija. Os governos municipais têm a responsabilidade de atuar principalmente na educação básica e na educação infantil. Portanto, as autoridades públicas devem garantir que esta oferta seja disponibilizada a todos, inclusive aos menores de idade. Ensino Médio: Esta é a etapa final da educação básica. A duração mínima é de 3 anos e destina-se a consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos na escola primária e a preparação básica para o trabalho e a cidadania. Isso não é obrigatório, mas a Constituição estabelece uma generalização passo a passo de suas obrigações como obrigação do Estado.
Ensino Superior: O ensino superior engloba cursos de graduação em diferentes áreas de especialização e está aberto a pessoas que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados no processo seletivo. Este nível de ensino também inclui cursos de pós-graduação, que incluem cursos profissionalizantes, além de cursos de mestrado e doutorado. O objetivo do ensino superior é formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento; promover a disseminação do conhecimento cultural, científico e técnico.
A LDB apresenta três categorias de educação: educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial. A divisão em categorias visa atender às diferentes necessidades educacionais nos níveis de ensino, uma vez que o ensino brasileiro tem praticamente uma única modalidade até o final do ensino médio.
Educação Profissional: Uma forma de desenvolver habilidades profissionais que podem ser combinadas com a educação regular. Sua finalidade é proporcionar o desenvolvimento permanente de habilidades para uma vida produtiva, qualificação ou qualificação profissional para os concluintes do ensino fundamental e médio ou para os alunos do ensino médio. Combinada com a educação formal, ou por meio de diferentes estratégias de educação continuada, que pode ser realizada em escolas formais, instituições profissionais ou ambientes de trabalho, incluindo os seguintes níveis: Básico: Refere-se à educação não formal, independente da formação anterior, voltada para a recredenciamento; Tecnologia: Educação formal destinada à qualificação profissional dos alunos que cursam ou concluíram o ensino médio; Tecnologia: Corresponde aos cursos de nível superior para Estudantes do ensino médio e estudantes técnicos.
...