A Presença da matemática na Educação Infantil
Por: Rafa Arnold • 17/2/2018 • Monografia • 786 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Presença da matemática na Educação Infantil
1.1-Introdução:
A matemática está presente em diversas atividades, ela é vivenciada em músicas principalmente no ato de decorar a letra, está presente na arte, em brincadeiras, histórias, organizar seus brinquedos, observar tamanhos e cores, etc.
1.2- Repetição, memorização e associação:
É comum a memorização de algarismos isolados, como ensinar primeiro o número “um”, depois o “dois” de uma maneira linear.
Alguns exercícios de escrita dos algarismos são: cópias repetidas de um mesmo numeral, enfeitar alguns algarismos, passar o lápis sobre numerais pontilhados, associar os números com alguma forma ou animal.
Acredita-se que dessa forma estamos construindo um conceito do numero.
1.3- Do concreto ao abstrato:
A manipulação de objetos proporciona uma melhor aprendizagem às crianças, o material concreto serve como um embasamento para conceitos matemáticos.
A adoção de materiais concretos deixa as aulas mais dinâmicas e participativas, alem de proporcionar o desenvolvimento da percepção e clareza nos raciocínios abstratos
Contagem: a partir de objetos concretos podemos ensinar a contagem para as crianças, dispor materiais iguais ou semelhantes de grande quantidade e estimular que a criança separe e conte de acordo com a sequencia numérica.
1.4- Atividade pré-numérica:
Geralmente as crianças com maior dificuldade no aprendizado da matemática quando maiores vêm de uma pouca escolarização aos ensinos pré-numéricos, como a correspondência, classificação e seriação.
A atividade pré-numérica ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e tem como finalidade a aquisição de comparar objetos, classificar e ordenar em diferentes critérios
- Correspondência: A criança tem uma compreensão melhor da numeração e da representação de acordo com as noções corretas de correspondência.
Exemplo de atividades de correspondência: Mostrar que para seis crianças precisam-se de seis cadeiras, para duas crianças precisam-se de dois lápis, etc.
- Classificação: Uma das principais competências para futuras aprendizagens matemáticas é o ato de agrupar objetos de acordo com suas diferenças e semelhanças, a criança deve ser adequada a classificar os objetos por suas características físicas, como seu tamanho, formato e cores.
Ela deve destacar propriedades comuns dos objetos, e saber reduzir e aumentar números.
Exemplo de atividades de classificação: Classificar objetos em grupos, classificar alguns objetos de acordo com alguma propriedade física dela como por exemplo cores ou formatos.
- Seriação: Depende do reconhecimento de atributos dos objetos (parecido com a classificação), a ordem depende do atributo dos objetos e do grau em que ele possui, por exemplo, se o atributo for cores ela varia do mais escuro para o mais claro, se for tamanho ela varia do maior para o menor, etc.
Exemplo de atividades de seriação: pedir para as próprias crianças se ordenarem do maior para o menor (em altura), pedir para as crianças colocarem as tintas da mais escura para a mais clara.
1.5- A Criança e a matemática
1.5- A criança e a matemática
...