A RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Por: MATHEUS GARCIA DO AMARAL • 11/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.623 Palavras (7 Páginas) • 109 Visualizações
comum a todos nós, como também o são as leis físicas ou uma tábua de elementos da química.”
PROPOSTA DE PROJETO1*
Fernando Cocchiarale
IDENTIFICAÇÃO - NOME COMPLETO DO(A) ALUNO(A), SEM ABREVIAÇÃO
ORIENTADOR(A)(ES)
TÍTULO DO PROJETO
RECUPERAÇÃO JUDICIAL: um estudo de caso do processo do clube-empresa XXX
TEMA
TEMA - aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral.
OBJETO DE ESTUDO - o enfoque especial (viés, perspectiva, abordagem, ponto de vista,...), em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.
DELIMITAÇÃO - O tema deve ser redigido em uma linha ou um pouco mais, se necessário. A propósito, quem discute muito bem essa questão da escolha e delimitação do tema é Umberto Eco no seu livro: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
JUSTIFICATIVA
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, são as evidências de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. Deve expor a relevância, a originalidade e a viabilidade do projeto de pesquisa. O tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada (se for pertinente) são de importância para ser comprovada, para a sociedade ou para alguns indivíduos. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a própria hipótese levantada nem o objeto de estudo, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento de realizar a pesquisa.
PROBLEMA – pergunta de partida
O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser
respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua
pesquisa. Não há regras para se criar um problema, mas a maioria dos autores de metodologia sugere que ele seja expresso em forma de pergunta. Consultar: LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Porto Alegre: UFMG/ ARTMED,
1999.
Exemplo:
Tema: A educação da mulher: a perpetuação do expurgo/ injustiça.
André Luiz - Viabilidade da recuperação judicial para o clube de futebol-empresa
Problema: Por que a mulher é tratada com submissão pela sociedade?
Quais os obstáculos para a recuperação judicial do clube -empresa no Brasil?
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESE(S) – resposta provisória ao questionamento
*Material didático elaborado por Virgínia Colares, em janeiro de 2011, baseado formulário no padrão do CNPq, CAPES, FACEPE e demais órgãos de fomento à pesquisa e adaptado às aulas de 2019.1, no PPGD.
Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente a responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição) levantada.
Exemplo: (em relação ao problema definido acima)
Hipótese:SE a sociedade é patriarcal, representada pela força masculina, ENTÃO exclui as mulheres dos processos decisórios.
A instabilidade de arrecadação do clube-empresa inviabiliza a recuperação judicial.
OBJETIVO GERAL - meta
Classificação da pesquisa com base nos objetivos:
pesquisas descritivas (caracterizar, descrever...)
pesquisas explicativas (analisar, avaliar, verificar, explicar...)
pesquisas exploratórias (conhecer, identificar, levantar, descobrir...)
A definição dos objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Um macete para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: verificar, esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, investigar etc..
⦁ verbos operacionais relativos ao nível de conhecimento/ saber: analisar; classificar, comparar, descobrir, descrever, diferenciar, distinguir etc.
⦁ verbos operacionais relativos ao nível de saber- fazer: construir, diagnosticar, executar, gerenciar (informática), instalar, montar (uma operação), modelar, organizar (um serviço), praticar, preparar etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS -desdobramentos
Objetivos Específicos são etapas para atingir o objetivo geral. Procure construir os objetivos específicos e tal maneira que cada um deles gere um capítulo de deu TCC ou sua dissertação, assim como definir, metodologicamente como cada objetivo será atingido.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Construir o sistema conceitual e o referencial teórico que orientará a pesquisa situando o objeto de estudo no campo do Direito, entretanto não exceder ao necessário para a delimitação do tema. Sobre a questão de resgatar um “breve histórico”, vale ler o artigo NÃO FALE DO CÓDIGO DE HAMURÁBI!: a pesquisa sócio-jurídica na pós-graduação em Direito, do Prof. Dr. Luciano Oliveira, disponível na internet.
METODOLOGIA (detalhar a metodologia a ser adotada e incluir bibliografia)
MÉTODO - aspecto lógico - (meta - através de, odos - caminhos) procedimentos, operações intelectuais: estudar, analisar, interpretar, verificar; conjunto de meios ou processos empregados pelo espírito humano para a investigação, a descoberta ou comprovação da verdade científica. Basicamente, são três os métodos:
...