A RESPONSABILIDADE DOS AVÓS NO DEVER DE PRESTAR ALIMENTOS AOS NETOS
Por: sp0006 • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.057 Palavras (9 Páginas) • 362 Visualizações
DESENVOLVIMENTO 01
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE – CURSO DE DIREITO
A RESPONSABILIDADE DOS AVÓS NO DEVER DE PRESTAR ALIMENTOS AOS NETOS.
PAULO JOSÉ CAMPOS DA SILVA
SÃO PAULO 2015.
Artigo de conclusão de curso apresentada a Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Direito, com orientação do professor Marcelo Benacchio.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho ao meu pai, filhas, amigos, colegas de classe e professores que me acompanharam nesta longa jornada.
AGRADECIMENTOS
Em especial, quero agradecer ao meu pai José Campos da Silva, por estar sempre ao meu lado, minhas filhas Maria Eduarda Campos da Silva e Sophia Amorim Campos da Silva, por fazerem parte da minha vida.
RESUMO
O tema abordado tem por objetivo mostrar que, a família deve se fazer presente em conjunto, no sentido de garantir a sobrevivência digna da pessoa desprovida de condições para manter sua própria subsistência.
Vale destacar que, a fundamentação ao direito dos alimentos, encontra-se amparado pelo princípio da solidariedade. Trata-se de obrigação alimentar entre os parentes em linha reta, podendo estender-se até os colaterais, porém, é obrigação dos avós em prestar alimentos quando na falta dos pais, ou na impossibilidade desses arcarem com a obrigação alimentar, cabe aos avós garantirem os alimentos dos netos, devido eles serem de grau mais próximo.
SUMÁRIO
Página
Introdução ------------------------------------------------------------------------------------ 07
Capítulo 1 – Noções gerais sobre alimentos --------------------------------------------- 08
1.1 Um breve resumo da visão histórica das obrigações alimentares --------------- 08
1.2 - Conceito de alimentos ---------------------------------------------------------------- 08
1.3 – Natureza jurídica --------------------------------------------------------------------- 08
1.4 - Pressupostos da obrigação alimentar ----------------------------------------------- 09
1.5 – Classificação --------------------------------------------------------------------------- 09
1.5.1 - Alimentos provisórios -------------------------------------------------------------- 09
1.5.2 - Alimentos provisionais ------------------------------------------------------------- 09
1.5.3 - Alimentos definitivos --------------------------------------------------------------- 09
1.5.4 - Alimentos transitórios -------------------------------------------------------------- 09
1.6 – Características ------------------------------------------------------------------------- 10
1.6.1 - Direito personalíssimo -------------------------------------------------------------- 10
1.6.2 – Impenhorabilidade ------------------------------------------------------------------ 10
1.6.3 – Reciprocidade ----------------------------------------------------------------------- 10
Capítulo 2 - Obrigação Alimentar --------------------------------------------------------- 10
2.1 - Titulares dos alimentos entre laços -------------------------------------------------- 10
2.2 - Obrigação alimentar dos avós -------------------------------------------------------- 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade mostrar a legitimidade passiva dos avós em uma ação de natureza alimentar em prol aos netos, seja na falta de um dos genitores, ou quando um dos genitores depois de fixada a sentença, se recusa a cumprir a determinação judicial ou os mesmos por algum motivo, ficam impossibilitados de garantirem o sustento dos seus filhos.
Este artigo foi divido em capítulos e subtítulos, com o objetivo de abordar os assuntos de máxima importância ao tema, e tornar fácil seu entendimento.
O primeiro capítulo traz uma noção geral dos alimentos, seu conceito e suas características, com a finalidade de facilitar o entendimento do leitor.
O segundo capítulo traz os princípios que devem ser observados na relação de parentesco, ressaltando a obrigação alimentar dos avós.
CAPÍTULO 1 NOÇÕES GERAIS SOBRE OS ALIMENTOS
- BREVE RESUMO E VISÃO HISTÓRICA DAS OBRIGAÇÕES ALIMENTARES
A forma pela qual a lei regula as relações familiares acaba tocando no tema alimentos. Antigamente se falava em pátrio poder, ou seja, o poder era exercido pelo homem e dele cabia à função de manter a subsistência da família. Nos dias atuais não há em que se falar em pátrio poder e sim em poder familiar, pois a nossa lei renova-se, nos levando a compreensão de que o poder familiar não decorre tão somente da figura patriarcal e sim da família como um todo, tornando-se assim recíprocas as obrigações de acordo com as necessidades.
O direito aos alimentos tem como base desde os tempos distantes, manter o equilíbrio para se ter uma vida digna e saudável, tanto que o tema alimentos hoje é uma garantia constitucional estabelecida pela Constituição Federal de 1988, e a cada dia vem se aprimorando e se adequando aos novos padrões de vida, tendo em vista aos novos tipos de família que vem surgindo, como por exemplo as homoafetivas e socioafetivas.
1.2 CONCEITO DE ALIMENTOS
O conceito de alimentos na verdade é um conjunto que envolve aquele que está obrigado à prestá-los com aquele que não possui condições o suficiente de manter-se, e nesse sentido, são variadas as formas de prestação, devendo sempre ser observada a real necessidade daquele que carece de recursos para manter sua subsistência, bem como a possibilidade daquele capaz de fornecê-los, sempre visando o equilíbrio e harmonia entre as partes envolvidas, para que não ocorra uma situação que leve o devedor a uma situação de extrema pobreza e nem o enriquecimento do credor em decorrência da obrigação.
...