A Saúde e Superação
Por: Yasmin Silv • 26/4/2017 • Dissertação • 341 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
A primeira revolução industrial proporcionou inúmeras mudanças em diversos âmbitos. Uma dessas modificações ocorreu no esporte, que passou a pregar a competitividade e se associou ao capitalismo. Contemporaneamente essa associação ainda existe e por conta disso a pressão sobre os atletas aumentaram, pois a vitória significa lucro. Entretanto, várias entidades encontram no meio esportivo um lugar de integração e principalmente superação.
É importante pontuar, de inicio, que a superação, muitas vezes, é imposta de uma forma errônea, pois é empregada de modo efêmero que não traz mudanças sociais. Pode-se contextualizar com exemplos dos diversos atletas, representantes de uma classe minoritária, que conseguiram superar adversários, ganharam medalhas e saíram nas mídias como heróis, entretanto, rapidamente foram esquecidos. Todavia, existem casos que refletem até os dias atuais e acarretaram divulgações de problemas sociais e reflexões a respeito, representando uma real superação . A história do pugilista, Mohamed Ali, é um dos grandes exemplos do emprego correto, afinal ele conseguiu voltar a atenção da população sobre questões marginalizadas.
É fundamental pontuar, ainda, que essa forma correta de superação está ligada aos fundamentos sociais do esporte. Já que através deles surgem a formações de valores, socialização e desenvolvimento humano por conta das regras impostas, da formação de coletividade através do time, e da disciplina para o alcance de resultados. Por isso a educação através do esporte está mais comum e eficiente. Uma comprovação disso é o reconhecimento das práticas esportivas através da UNESCO, como um direito humano inviolável que garante um meio de aprendizagem e uma plataforma social entre sociedade civil e o governo.
Em suma, o esporte e a superação devem ser empregados de forma correta. Para isso o governo deve proporcionar junto com o sistema educacional palestras e debates a respeito de como utilizar o meio esportivo para além superar barreiras pessoais conseguir o alcance social. Além disso, ONGS com o apoio da UNESCO deve proporcionar aos jovens acesso a esse meio , através de programas sociais em bairros que ensinem as modalidades esportivas. Dessa forma, desenvolverá a conscientização e o aprendizado.
...