A Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos
Por: Ana Júlia Carrielo • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Sequência Didática Três Momentos Pedagógicos
Tema: Medidas de tempo
Atividade: Sugerida para o 3º ano do ensino fundamental
Duração: 5 horas
Área de conhecimento: Ciências exatas
Disciplina: Matemática
Objetivo: Permitir o entendimento dos alunos de como usar medidas de tempo no dia a dia para facilitar compromissos escolares e de casa.
Recursos didáticos: Cartaz, ampulheta, relógio cronológico e digital, jogo da memória e jogo virtual.
1º momento:
Dialogicidade: Vocês já ouviram falar em horas ou relógio? Vocês sabem para que serve um relógio? Vocês sabem quantos ponteiros há em um relógio? Vocês sabem ver as horas? Se sim, com quem aprenderam? Vocês sabem como o homem passou a medir o tempo?
2º momento:
- Exposição de conteúdos através de um relógio cronológico:
- Motivo pelo qual o relógio é utilizado.
- Reconhecimento das medidas de tempo de antigamente
- Definição das horas, minutos e segundos.
- Comparação entre relógios cronológicos e digitais.
- Explicação sobre horas; para que serve um relógio; onde podemos encontrar um relógio; formato do relógio; e para que serve os ponteiros.
- Explicaremos a conta que se faz para descobrir quantos segundos há em uma hora, e quantos segundos há em um minuto.
- Mostraremos quantos minutos há em uma hora; quantos minutos há em um dia, e quantos minutos há em duas horas.
- Levaremos um cartaz com o emblema de um relógio cronológico, na qual os ponteiros se movem para optar a hora que o professor deseja ou a hora que os alunos pedirem. (Isso ajudará no exercício feito em aula).
- Levaremos um cartaz, no qual mostrará um relógio digital. Nele trocaremos as horas de acordo com a sequência da aula:
- Mostraremos ao aluno que o relógio apresenta dois tipos de horários como o da manhã e o da tarde.
- Mostraremos as diferenças de um horário para o outro.
- Reforçaremos o conteúdo através de um jogo da memória que envolve cartas e definições de imagens.
- Apresentaremos o jogo virtual, que ajudará o aluno a reforçar a aprendizagem, através de uma forma lúdica e descontraída.
3º momento:
- Responderemos as questões do começo da aula, e distribuiremos uma atividade relacionada ao tema da aula.
- Por fim, entregaremos uma lembrança relacionada ao tema.
...