As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789
Casos: As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexhora • 1/10/2013 • 376 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Às vezes grandes textos surgem da reescrita sob pressão. No
seu primeiro rascunho da Declaração da Independência, preparado
em meados de j u n h o de 1776, Thomas Jefferson escreveu:
"Consideramos que estas verdades são sagradas e inegáveis: que
todos os homens são criados iguais & independantes [sic], que
dessa criação igual derivam direitos inerentes 8c inalienáveis, entre
os quais estão a preservação da vida, a liberdade & a busca da felicidade".
Em grande parte graças às suas próprias revisões, a frase
de Jefferson logo se livrou dos soluços para falar em tons mais claros,
mais vibrantes: "Consideramos estas verdades autoevidentes:
que todos os homens são criados iguais, dotados pelo seu Criador
de certos Direitos inalienáveis, que entre estes estão a Vida, a Liberdade
e a busca da Felicidade". Com essa única frase, Jefferson transformouOs direitos humanos requerem três qualidades encadeadas:
devem ser naturais (inerentes nos seres humanos), iguais (os mesmos
para todo mundo) e universais (aplicáveis por toda parte).
Para que os direitos sejam direitos humanos, todos os humanos em
todas as regiões do mundo devem possuí-los igualmente e apenas
por causa de seu status como seres humanos. Acabou sendo mais
fácil aceitar a qualidade natural dos direitos do que a sua igualdade
ou universalidade. De muitas maneiras, ainda estamos aprendendo
a lidar com as implicações da demanda por igualdade e universalidade
de direitos. Com que idade alguém t em direito a uma
plena participação política? Os imigrantes — não-cidadãos —
participam dos direitos ou não, e de quais?
Entretanto, n em o caráter natural, a igualdade e a universalidade
são suficientes. Os direitos humanos só se tornam significativos
quando ganham conteúdo político. Não são os direitos de
humanos n um estado de natureza: são os direitos de humanos em
sociedade. Não são apenas direitos humanos em oposição aos
direitos divinos, ou direitos humanos em oposição aos direitos
animais: são os direitos de humanos vis-à-vis uns aos outros. São,
portanto, direitos garantidos no mundo político secular (mesmo
que sejam chamados "sagrados"), e são direitos que requerem uma
participação
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