CAPITULO I: PARTE INTRODUTÓRIA
Por: Sira007 • 28/8/2016 • Relatório de pesquisa • 3.262 Palavras (14 Páginas) • 324 Visualizações
CAPITULO I: PARTE INTRODUTÓRIA
- Introdução
O presente relatório de estágio integral na Direcção Provincial da Juventude e Deporto do Niassa, visa colocar a praticante em contacto direto com a realidade profissional nesta área de actividade, especialmente, dar maior relevo na observação e execução das actividades desenvolvidas no sector de Administração e Finanças daquela Instituição.
O relatório tem como objectivo a consolidação das habilidades e conhecimentos adquiridos durante a formação. Esta face constitui o momento mais crucial de formação, em que a estagiária faz a troca de experiência com os colegas em exercício na Função Publica naquela Instituição com a ligação entre a teoria e a prática do está preconizado no EGFAE.
E através desta actividade que a praticante concretiza uma das funções mais nobre da sociedade.
O presente relatório é o resultado da compilação das actividades desenhadas, desde a formação até ao trabalho do campo (estágio) no espaço de três meses.
METODOLOGIA
Para elaboração deste relatório recorreu-se a diversas metodologias tais como a consulta bibliográfica, observação direta e consulta aos funcionários da instituição.
- CARACTERIZAÇÃO GERAL DA DPJD-NIASSA
Esta direcção foi criada em simultâneo com todas as Direcções Provinciais da Juventude e Desporto do Pais, no ano de 2005, pela resolução nº 7/2002 de o8 de Maio que estabelece o Estatuto da DPJD com a sua respetiva organização interna (Boletim da Republica, I Serie nº 28).
No seu organigrama, a instituição é composto por:
- Um director Provincial que dirige controla, planifica e elabora todas as actividades da instituição;
- Um chefe do Departamento de Plano e Finanças;
- Um chefe do Departamento do Desporto;
- Um chefe do Departamento de Assuntos da Juventude;
- Um chefe de Recursos Humanos;
- Um chefe de Departamento de Planificação e Projecto;
- Um chefe de Património;
- Um chefe da Secretaria-geral
- Um chefe da repartição de associativismo juvenil;
- Um chefe de Repartição de associativismo desportivo.
- ESTRUTURA ORGÂNICA DA INSTITUIÇÃO.
A instituição funciona com um edifico principal e uma dependência onde funciona dois Departamentos da instituição. No edifício principal, esta distribuído três Departamentos e quatro repartições. Desta feita, a DPJD-Niassa, apresenta cinco Departamentos, quatro repartições, em que cada desta área de actividades tem representantes máximo, isto é, chefes dos departamentos ou repartição como ilustra o organigrama da instituição em Anexo. Cuidadosamente temos a destacar:
Departamento de Administração e Finanças (DAF);
Repartição de Património;
Secretaria-geral;
Departamento do desporto (DD);
Repartição de associativismo desportivo;
Departamento de Assuntos da Juventude;
Repartição de associativismo juvenil;
Departamento de planificação e projecto;
Departamento de recursos humanos.
- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO LOCAL DE ESTÁGIO
O estágio integral teve lugar na DPJD do Niassa que se localiza no bairro Niassa um (1) o mesmo conhecido por bairro cimento na Cidade de Lichinga, Província do Niassa no corrente ano de 2013.
Neste momento é liderado por senhor Agostinho João. A instituição localiza-se na Av. Do trabalho com o telefone nº27120740, Caixa Postal nº272. Em sua frente pode – se ver as antigas bombas de combustível Auto Legenda e as oficinas do mesmo nome, a direita tem um estabelecimento comercial onde funciona a loja Movitel e Royal Plastic, a esquerda e por de trás uma plantação de pinho, ainda no mesmo pátio temos um mastro com a bandeira Nacional, na parede frontal do edifício esta inscrito um letreiro com a designação do nome da instituição. Com efeito a instituição esta protegida com uma vedação (muro) a media altura.
- OBJECTIVO DA DPJD-NIASSA
A DPJDN tem por objectivo, contribuir para o esforço e desenvolvimento da camada jovem na prática do desporto e na prevenção de HIV/SIDA.
- MISSÃO DA DPJD-NIASSA
A Direcção Provincial da Juventude e Desporto do Niassa tem como missão: a formação,
De ativistas do Programa Geração Biz e promover os jovens no desporto como forma de combater o consumo de droga e álcool.
VISÃO DA DPJD-NIASSA
A Direcção Provincial da Juventude e Desporto do Niassa tem como visão, tornar numa instituição de referência na formação de jovens na matéria de desporto e prevenção do HIV/SIDA.
- COMPETÊNCIAS DO DIRECTOR PROVINCIAL
Segundo o artigo 12, no seu ponto 4 da resolução nº 7/2012 de 08 de Maio diz que coletivo de direcção reúne-se ordinariamente uma vez por mês e extraordinária sempre que o director Provincial os convidar.
Assim compete ao colectivo de direcção em aconselhar o director provincial aos chefes de departamentos, assim como aos de repartições e analisar as questões fundamentais de direcção, controlando os sectores ao nível provincial no que tange as funções de chefia, a DPJD de Niassa tem duas melhores, exercendo esses cargos nos sectores de DAF e Secretaria-geral respectivamente.
Compete ao director provincial dirigir, controlar todas actividades da organização e também, presidir as sessões nos encontros ordinárias e extraordinárias da instituição caso estes estejam ausente, ele tem a competência de delegar um membro de direcção que seja competente e da sua confiança.
O director provincial é nomeado por Ministro da Juventude e Desporto, sob proposta do Governador da Província, ainda compete ao director provincial:
- Incentivar a valorização de iniciativa para o acesso progresso da população na prática do desporto;
- Promover, coordenar, apoiar, garantir a implementação da política juvenil, desportiva e controlar todas actividades dos órgãos e instituições dos sectores, garantindo-lhes o apoio técnico, metodológicos e administrativo. Estas actividades têm por objectivo assegurar a realização das actividades e competências definidas nos planos e de desenvolvimento de política desportiva da juventude;
- Compete também ao director da DPJD do Niassa, dirigir os encontros feitos em sexta-feira de cada semana para o estudo colectivo feito na sala de reuniões daquela instituição, para se debater as actividades feitos em cada sector. É neste controlo que cada funcionário falsa de como anda os trabalhos na sua área. Isto contribui para o bom relacionamento de colegas ao nível da instituição.
FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO.
Segundo as orientações regidas no EGFAE, a DPJD do Niassa, funciona sem sobre salto das normas legais da função pública.
...