Estudo das cônicas
Por: deborapretto • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 475 Visualizações
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Química Industrial ou Licenciatura
Disciplina: Química Geral Experimental A
“Separação de Misturas”
Alunos:
Débora Pretto
Bruna Hasper
Professora: Janice Zulma Francesquett
Santo Ângelo, 29 de Abril de 2014.
1 – OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo apresentar as técnicas de separação de misturas utilizando a filtração, que se dividem em dois tipos: Filtração Simples e Filtração a Vácuo, com a mistura de KI + Pb(NO3)2.
2 – INTRODUÇÃO
A Filtração é um método de separação muito utilizado pelos químicos e pela população, pois a maioria dos materiais que nos cercam e que utilizamos são misturas, tendo como objetivo separar um sólido de um líquido. A mistura atravessa um filtro poroso (papel de filtro), onde o material sólido fica retido, podendo ser efetuado á pressão normal ou a pressão reduzida com o objetivo de acelerar o processo. Há a filtração comum (simples) onde a fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro apoiado sobre um funil que o sustenta permitindo o escoamento do líquido, sendo realizada apenas pela força da gravidade. O processo da filtração a vácuo é mais acelerado, pois a trompa de vácuo “suga” o ar existente na parte interior do Kitassato, permitindo um mais rápido escoamento do líquido. Nesse procedimento é utilizado um funil diferente, chamado funil de Buchner, que é conectado ao Kitassato, sobre o qual se aplica a pressão reduzida, com isso o líquido da mistura escoa mais rapidamente pelo funil, promovendo uma filtração mais acelerada e mais eficiente.
3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais:
- Funil de vidro
- Béquer de 250 mL (2)
- Papel filtro (2)
- Haste universal e argola
- Bastões de vidro (2)
- Funil de Buchner
- Kitassato e Bomba de vácuo
3.2 – Reagentes:
- KI (Iodeto de potássio) – solução: 0,3%
- Pb(NO3)2 (Nitrato de chumbo) – solução: 0,3%
3.3 – Procedimentos Experimentais:
- Dobrou-se o papel filtro em quatro partes formando um cone.
- Preparou-se 100 ml de solução 0,3% de KI, utilizando o seguinte procedimento:
Pesou-se 0,3g de KI, transferiu-se para um béquer apropriado e dissolveu-se em cerca de 80 ml de água destilada, agitando com um bastão de vidro até a completa dissolução do sólido. Em seguida foi completado o volume com água destilada até 100 ml e agitou-se.
- Repetiu-se o mesmo procedimento na preparação de 100 ml de uma solução 0,3% de Pb(NO3)2.
- Misturaram-se, em um béquer, as duas soluções preparadas agitando-as, logo após foi dividida a mistura obtida em duas quantidades aproximadamente iguais usando os mesmos béqueres.
- A reação que ocorreu foi a seguinte: 2KI(aq) + Pb(NO3)2(aq) PbI2(s) + 2KNO3(aq)
- Com uma parte foi feita a filtração comum com funil de vidro e papel filtro, e com a outra parte foi procedida à filtração a vácuo.
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
No início da experiência preparamos o papel filtro para dar início à filtração simples, logo após foi pesada uma determinada quantidade de Iodeto de Potássio e Nitrato de Chumbo em seus respectivos béqueres como segue na Tabela 1 abaixo:
Substância | Valor a ser Pesado | Valor Pesado |
Iodeto de Potássio | 0,3g | 0,3067g |
Nitrato de Chumbo | 0,3g | 0,3412g |
Tabela 1: Resultados da medida a ser pesada das duas substâncias.
Em seguida preparou-se uma solução aquosa de Iodeto de Potássio em um béquer com cerca de 80 ml de água destilada, agitando com um bastão de vidro. Após a completa dissolução do sólido completou-se o volume com água destilada até 100 ml. O mesmo processo do Iodeto de Potássio foi realizado para o Nitrato de Chumbo.
Prosseguindo o procedimento em dois béqueres diferentes foi despejado as soluções aquosas de KI e Pb(NO3)2, e em um terceiro béquer foi misturado as duas soluções que formou PbI2 + 2KNO3, nos permitindo observar a formação de uma coloração amarelada e presença de precipitados. Sendo assim, foi dividida a nova solução em dois béqueres que foi utilizada para a filtração comum e a filtração a vácuo.
Filtração Simples: Foi despejada aos poucos, de um dos béqueres, a nova solução evitando que o líquido passasse da metade do papel filtro, assim o sólido foi retido e o líquido escorrido para o Erlenmeyer, conforme mostra na Figura 1:
...