Falando Bem Em Publico
Trabalho Escolar: Falando Bem Em Publico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhonyvong • 2/11/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Resumo: Falar bem em Publico
Há alguns meses, fiquei sabendo que precisaria apresentar um projeto no trabalho. Na noite anterior á apresentação, tive insônia e pesadelos.
No dia da apresentação, mesmo depois de ensaiar algumas vezes fiquei insegura. Esqueci tudo quando pisei no palco.
Resolvi buscar orientação com cinco consultores e profissionais em apresentações no ambiente profissional. Um deles Roberto Shinyashiki criticou meu método de ensaiar.
A chave do combate ao nervosismo é treinar. Também fui a um curso dele sobre como dar palestras.
Para a maioria das pessoas, fazer uma apresentação é algo incomum na vida. Mas vem ficando maior nas empresas a necessidade de propor e defender ideias.
As empresas passaram a lidar com públicos diversos e a tratar de questões tão distintas quanto responsabilidade ambiental e impacto nas redes sociais. Tornou-se mais raro o chefe que só fala. Ele também quer ouvir, afirma Vivian Dib.
A reação que tive antes de minha apresentação reflete um problema comum: o medo de falar em publico. Recentemente uma pesquisa feita entre alunos revelou que 24% sentem grande dificuldade em se expressar diante de ouvintes com quem não tem intimidade
Pedro Figoli, sócio fundador da empresa de inteligência de mercado Geofusion, se incluía nessa estatística “no inicio, foi difícil. Após 16 anos fazendo apresentações, Figoli ainda se diz introvertido, mas mais à vontade com o palco”.
A dificuldade dos brasileiros vem da escola. Em países da Europa e nos estados unidos, o habito de se apresentar e falar e publico é desenvolvido desde cedo.
No Brasil a apresentação de trabalhos em forma de seminários é mais comum durante a universidade e mesmo assim o professor concentra sua avaliação no conteúdo e pouco se importa com a forma de apresentar.
Quando pensamos em grandes apresentações profissionais, um dos primeiros nomes a surgir é o americano Steve Jobs, cofundador da Apple. Jobs Atraia a centenas de milhares de pessoas aos eventos de apresentação dos novos produtos da empresa. Muitos apareciam para ouvi-lo, vê-lo e idolatra-lo.
Outra criação americana é o TED, Seminário em que grandes ideias são expostas em 18 minutos. As palestras de Jobs e do TED tem me ajudado.
A consultora Flavia Lippi da uma dica preciosa. “Um dia antes, faça uma visualização mental do espaço onde se apresentará. Imagine a situação exatamente como gostaria que ela acontecesse”.
Mesmo que a apresentação não saia exatamente como planejei, espero ter a oportunidade de fazer varias dessas ao longo da minha vida profissional.
...