Falta de Politicas Publica Tabagismo
Por: Cassia Ribeiro • 5/7/2022 • Dissertação • 504 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
Falta de políticas públicas ou curiosidade?
O tabagismo é o ato de consumir produtos que contêm tabaco. Os cigarros, que possuem essa substância, também são compostos de nicotina, responsável por causar o vício nessa droga lícita. A dependência causada por ela pode levar a sérios problemas de saúde, como o câncer de pulmão, o qual fumantes possuem 30% mais chance de adquiri-lo. Além disso, por ano, o uso do tabaco mata mais de 4,9 milhões de pessoas no mundo. O alto consumo ainda prevalece, principalmente em adolescentes que almejam a aceitação dos amigos. Porém a falta de informação sobre os problemas e consequências do uso do tabaco ainda é grande.
As pessoas iniciam o consumo geralmente por curiosidade e creem que podem controlar o uso, o que logo para de acontecer, já que as sensações psicológicas promovidas pelo cigarro com o tempo tiram o comando de sua utilização. A população ainda é muito desinformada sobre o prejuízo do tabaco no organismo, principalmente na geração mais nova que mesmo com o Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, o consumo continua. Apesar da venda de cigarro ser proibida para menores de 18 anos, alguns comerciantes focam no lucro e desrespeitam a legislação. O tabaco também possui grande influência no convívio de famílias que possuem fumantes, pois a inalação da fumaça de quem convive com essas toxinas diariamente gera tabagismo passivo, que deixa essas pessoas vulneráveis a várias doenças.
Muito já se fez para conter o aumento dos usuários de tabaco e também para tratar àqueles que sofrem com o vício. Criaram o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) do SUS que, apesar da alta taxa dos impostos sobre o cigarro para cobrir os gastos do projeto, ainda gera grande prejuízo aos cofres públicos, como em 2008, que esse número chegou a 14,7 bilhões de reais. Atualmente também há a falta de divulgação sobre os riscos de saúde que o cigarro causa, apesar de mostrar na embalagem do produto seus possíveis danos.
Portanto, apesar de iniciativas como o Proerd e o PNCT, é necessária a existência de atitudes para impedir que adolescentes comecem a utilizar tabaco. Para isso, o Governo deve investir em propagandas em meios de comunicação que abrangem várias pessoas, como redes sociais e canais de televisão. Além disso, poderia aumentar a taxa de imposto do cigarro, que além de lucrar mais para cobrir os gastos do SUS, também faria que pessoas comprem menos. Outra política pública importante é a maior fiscalização das vendas de cigarros, verificando se o comprador está dentro da legislação estabelecida para adquirir o produto
...