Filme Mad Max – A estrada da Fúria: Trabalho interdisciplinar
Por: quesacocara • 22/10/2015 • Projeto de pesquisa • 970 Palavras (4 Páginas) • 414 Visualizações
1. Como a nossa e futuras gerações podem ser prejudicadas por interesses de indústrias poderosas?
É de conhecimento público que as grandes indústrias, visando apenas seus interesses e o aumento do capital, acabam atuando de forma prejudicial ao meio ambiente, pois abusam dos recursos naturais e poluem a atmosfera com diversos tipos de substâncias tóxicas.
A população já vem sofrendo alguns danos, devido ao processo de urbanização, pois, invadiu e danificou espaços que antes eram ocupados apenas pela flora e fauna. Além disto, as grandes empresas e indústrias acabaram por explorar e poluir o meio ambiente. Se esta situação permanecer por mais algumas décadas, sabe-se que aumentarão os problemas respiratórios, intoxicações e outras doenças, além de grandes desequilíbrios ecológicos, como secas, enchentes e o aumento da temperatura da Terra.
E o pior disso tudo é que os maiores prejudicados são os trabalhadores, as pessoas de baixa renda, pois vivemos num mundo capitalista, onde poucas pessoas possuem muito dinheiro, enquanto a maioria é explorada e trabalha muito para receber pouco. Então com a falta de água, seu preço sobe, com o aumento da poluição, mais problemas respiratórios serão enfrentados, o que vai aumentar a demanda dos médicos, com enchentes, com o aumento da gasolina, assim como outros problemas decorrentes da exploração e poluição dos recursos naturais, mais desafios precisarão ser enfrentados.
Por tudo isto é preciso urgentemente de uma conscientização por parte de todos e, principalmente, pelas pessoas que têm poder. É necessário que se preserve mais os recursos naturais, que se pense e desenvolva alternativas de produção de “energia limpa”, como uso de energia solar, de reciclagem de materiais e da captação da água da chuva, bem como sua reutilização.
2. Na tua opinião, é possível preservar e democratizar o uso da água e de outros recursos?
Sim, acredito que seja possível preservar a água e outros recursos naturais fornecidos pelo planeta Terra através de companhas, divulgação dos riscos aos quais estamos submetidos e talvez com uma evolução de produtos como chuveiros e torneiras, para nos fazer gastar menos água. Porém, a democratização dos recursos é algo mais complicado, já que sempre existe alguma pessoa que utiliza mais a água, seja para beber, para se lavar ou até mesmo para dar descarga. Até mesmo porque não existe um modo de democratizar o uso da água entre uma indústria e uma casa, por exemplo. Acredito que exista algum modo de aproximar mais os valores, mas a igualdade plena é algo quase impossível.
3. Que características humanas são exploradas no filme?
Normalmente em filmes de ação, somos apresentados a um herói que é completamente independente e consegue se livrar de todos os problemas sozinho, uma pessoa que humanamente não existe. Porém, em “Mad Max – A estrada da fúria”, Max não está sozinho e claramente depende da Imperatriz Furiosa em boa parte do filme, e esta parceria não é algo romântico, é sem segundas intenções, apenas uma questão de sobrevivência. Outra característica humana que podemos ver é o egoísmo e a vontade de sempre estar acima dos outros, relacionada ao Immortan Joe e as pessoas que vivem na Citadela.
4. Você identificou diversidade étnica e racial no filme?
É possível identificar diversidade étnica e racial no filme Mad Max, como por exemplo, nas cenas em que as mulheres estão juntas, já que cada uma tem alguma característica diferente, seja nos tons de cabelo ou nos fenótipos negros e indígenas. Contudo, o resto do elenco principal, como os War Boy, só conseguimos ver homens brancos.
5. O ditador Immortan Joe escraviza mulheres para usá-las como máquinas de reprodução ou de produção de alimento
...