TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL - A CRIANÇA E A CULTURA

Por:   •  12/3/2016  •  Abstract  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1: MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL - A CRIANÇA E A CULTURA

· Concepções de Infância e Transmissão do Conhecimento.

Com o passar dos séculos as concepções de infância foram mudando. O estudo sobre a criança e a infância ganhou novos olhares, valorizando mais a criança como ser capaz de modificar a sociedade. E a autora traz juntamente isso.

· Pioneiros da Educação Infantil: Froebel, Montessori, Freinet e Dewey. Eles valorizavam muito a experimentação, de fazer a criança ter.contato. Pois a aprendizagem se da primeiro a partir da brincadeira e depois se desenvolve.

· Anísio Teixeira deu início a escola publica e Fernando Azevedo. Na época de Juscelino Eles foram a frente e decidiram colocar que a educação merecia um destaque maior.

· Paradigmas da Infância: Controvérsias sobre a importância das experiências da criança. A autora traz dois estudiosos: Piaget e Vygotsky. Para Piaget a educação, o processo de desenvolvimento se da por etapa através da assimilação, nao através da cultura. Vygotsky diz que se por meio da cultura, que a criança precisa de outras crianças para desenvolver-se. As teorias estão ai, sempre vamos encontrar lacunas, mas cabe a nós realizar um trabalho critico a partir do que temos como base, adequando a teoria a prática.

· Sociologia e a Infância. Antes a educação era assistencialista.

· Sarmento e Gouvea, 2008. Corsaro, 1997, 2003. Antes as crianças eram todas como adulto miniatura, fazendo apenas imitações de tudo que viam. Mas com o rompimento do passado as crianças são vistas como seres sociais, que influenciam na transformações sociais, podendo intervir.

· O lúdico, o prático, o experimentar, o imaginar, o repetir.

A Sociologia acabou sendo o despertar, rompendo paradigmas passado de que criança / infância nao merecia estudos, atenção...

CAPITULO 4: A PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE POSSIBILITANDO A PROBLEMATIZAÇÃO NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

· Educação problematizadora: Deixa o aluno falar, opinar, traz exemplos pra fala de aula.

· Paradigma do exercício: Apenas escrever. Se o aluno se sentir parte do processo de conhecimento, ele vai se sentir mais a vontade para aprender.

· A problematização possibilitando comunicar ideias sobre a atividade de aprender o ensino de matemática. Antigamente o ensino de matemática nao era dinâmico. Professor transmissor, aluno receptor. o aluno nao podia se expressar.

Sala de aula dinâmica: O professor seria apenas o orientador, mediador. O aluno construiria seu próprio conhecimento a partir da orientação que o professor desse. O aluno seria mais critico, daria mais opiniões.. Para criar essa sala, há dificuldades, pois seria interessante que os futuros professores vivenciassem isso na formação, para quando chegarem a sala de aula darem aulas mais problematizadoras.

Ambiente problematizador: Troca de experiência. Dentro desse ambiente, as graduandas refletiriam acerca da pratica. Esse ambiente é marcado pelo diálogo. Se essas professoras tivessem essa oportunidade, as suas aulas nao serão apenas em torno de explicações, elas farão as crianças pensarem, serem mais autonomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com