O Proceso De Ensino
Dissertações: O Proceso De Ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GeanG13 • 28/3/2015 • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 324 Visualizações
O Processo de ensino-aprendizagem na Educação Inclusiva
Autores: Manoel e Janilsa.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo de pesquisa e necessidade do ensino-aprendizagem aos alunos que apresentam necessidades especiais. É um processo em que se amplia a interação de todos os educandos nas entidades de ensino normal, trata-se de uma reorganização da cultura, da pratica e das politicas trabalhadas nas unidades escolares de modo que estas correspondam à especificidades dos alunos, uma abordagem humanizada democrática, que veja o sujeito e suas peculiaridades, tendo como objetivo o crescimento a satisfação pessoal e a interação social. Pois no Brasil, a política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino normal a educando com deficiência (Física, mental, cegos e surdos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades, superdotados, desde que a educação infantil até à educação superior, segundo a concepção Vygostskyana visto que, a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este trabalho é fundamental em, Pierry Lévy (1998), Feuersteim (1980), e Campos (2008).
Palavra-cahve: Necessidades Especiais, Politica, Ensino-Aprendizagem.
A Presente pesquisa tem a incumbência de esclarecer o que acontece com às crianças com deficiência como aprenderem de forma sólida quando são matriculadas nas escolas regulares, tendo como base a qualidade do ensino. Porém, na educação especial domina uma área de conhecimento como um campo de atuação profissional, de um geral que gera um ensino e aprendizagem. No ensino integrado o aluno é tido como sendo portadores do problema e necessitando serem adaptados aos demais alunos com dificuldades especiais é integrada numa escola normal, ela passa a se comunicar com os demais passando a se interagir com o grupo. Segundo Pierre Lévy (1998, p.13), o ser humano está provavelmente convergindo para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho.
Devem ser do estado e da própria família a utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagem apropriadas as situações especificas da aprendizagem nas escolas suprindo essas necessidades, a experiência de aprendizagem mediada na proposta por Pierre Lévy possibilita o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas capazes de produzir modificabilidade cognitiva estrutural.
As variedades de proposta pedagógicas que nos são apresentadas hoje, não podem negar que a questão da educação de alunos especiais na perspectiva da educação inclusiva é uma proposta que está posta, seja pelas diretrizes e, ou documentos oficiais nacionais de educação, seja pelas próprias circunstâncias atuais da educação no Brasil. Segundo Feuersteim (1980. P.9) propõem que “Há uma relação dinâmica constate do sujeito com o ambiente, estando ambos em movimento e interagindo com a realidade sociocultural.
O Objetivo da educação é sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica, e os direitos da família porém devem ser do estado e da própria família utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas as situações especificas da aprendizagem. Tem requisitos na educação especiais inclusiva é propiciar e aceitar exposição da nossa e a de outras culturas, para que possa se reconhecer perante aquela que ele pertence, fazendo com que crie a sua própria indentidade cultural e pessoal, tendo orgulho de pertencer a tal cultura e assim evitando discriminações que possam surgir, possibilitando o seu desenvolvimento. Porém falar sobre a família como participantes do processo de ensino e aprendizagem exige aprofundar sobre a família na contemporaneidade e qual papel desempenha no ponto de vista da escola.
A escola é a família são contextos do desenvolvimento dos indivíduos com papeis complementares no processo educativo cujo significado cultural, econômico e existencial[...] reside no encontro dinâmico das realidades, valores e projetos de cada uma destas unidades sociais. É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, (Teixeira, 2006 P. 39).
Este conceito de inclusão envolve um jeito de pensar fundamental diferente sobre
...