PLANO DE AÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL
Por: mithavarela • 26/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 741 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA - SEEC
COOERDENADORIA DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO - CORE
DIRETORIA REGIONAL – 1ª
ESCOLA ESTADUAL ALCEU AMOROSO LIMA
PLANO DE GESTÃO DOS CANDIDATOS À DIREÇÃO DA
ESCOLA ESTADUAL ALCEU AMOROSO LIMA
NATAL/RN
OUTUBRO, 2013
ESCOLA ESTADUAL ALCEU AMOROSO LIMA
PLANO DE GESTÃO ESCOLAR – BIÊNIO 2014/2015
CREMILDE VARELA DA SILVA
DIRETORA
Plano de Trabalho apresentado à Comissão Eleitoral Central, como requisito parcial para a homologação da candidatura à Diretor da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima.
Natal/RN
Outubro/2013
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente”.
Paulo Freire
INTRODUÇÃO
Realizar uma gestão democrática é construir um ambiente favorável à valorização dos sujeitos envolvidos no contexto escolar, em suas dimensões social, afetiva e cognitiva. Sendo assim, caminhar na direção de uma gestão democrática na escola é afirmar que administrar, supervisionar e inspecionar, não é razão de ser da mesma, mas sim, o espaço-tempo da prática pedagógica em que todos da comunidade escolar relacionam-se entre si, compartilhando ideias, valores, ciências, artes, culturas, problemas e desafios, concretizando o objetivo da escola de criar oportunidades para que os educandos se desenvolvam, construindo e reconstruindo seus conceitos, atitudes, saberes, fazendo-se ser base sólida para a formação de um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres e de suas responsabilidades com a transformação da realidade em que está inserida.
Compartilhamos com Libâneo (2008, p. 35) quando este diz que a organização e a gestão da escola adquirem um significado bem mais amplo, para além das questões administrativas e burocráticas; elas devem ser compreendidas com práticas educativas. E, para o autor, “todas as pessoas que trabalham na escola participam de tarefas educativas, embora não de forma igual”.
Em consonância com Libâneo, Pérez Gómez diz:
A escola, e o sistema educativo em seu conjunto, pode ser considerada como uma instância de mediação cultural entre os significados, sentimentos e as condutas da comunidade social e o desenvolvimento humano das novas gerações.
Portanto, a escola, enquanto lócus de produção cultural tem que se fazer entender por todos, tendo uma linguagem que alcance todos os seus segmentos, sendo viva, afirmando e reafirmando sua identidade.
Neste sentido, apresentamos nossa proposta voltada para uma prática democrática e participativa, assumindo o compromisso de proporcionar um clima de diálogo, transparência e respeito para que todos possam contribuir ativamente do dia-a-dia da escola, na busca de soluções, vivenciando experiências e compartilhando vitórias.
Entendendo a função do gestor como a de um maestro de uma grande orquestra, pois assim como este precisamos ter olhos altivos, ouvidos apurados, experiência e principalmente muita sensibilidade para ouvir e entender cada melodia e afinar os instrumentos (que nesse caso entenda-se como cada pessoa ou seguimento escolar), de maneira a cada execução dessa orquestra possamos sentir a harmonia e a combinação de sons e ritmos. Não recordo-me o autor de tal tese (perdão pela falha de memória), mas sempre entendi dessa forma a gestão escolar e portanto apropriei-me de tal ideia de maneira a confundi-la com as minhas. Quero poder maestrar essa orquestra e ao final baixar os braços com a sensação de ter dado o melhor sempre.
QUEM SOU
Cremilde Varela da Silva, atuando na Educação há 12 anos nasceu em Natal/RN. Filha de José Varela da Silva e Maria de Lourdes de Oliveira Silva, sempre foi aluna de escola pública, sou graduada no Curso Normal Superior – Licenciatura Plena e Pedagogia – Licenciatura Plena, Pós-graduada em Gestão de Processos Educacionais no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP e, desde então, atuando na rede estadual de ensino de Natal/RN.
Trabalhando como auxiliar de secretaria do turno noturno na modalidade EJA do Ensino Fundamental I e II na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, busca assim contribuir para um processo de Educação mais justo e de qualidade; sou uma entusiasmada pesquisadora no campo da Educação para Jovens e Adultos, pode ser definida como sonhadora uma vez que, assim como Paulo Freire, acredita que: (...) ai de nós, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis (...).
Acredito sim! Que é possível fazer mais e melhorar a cada dia, pois a mudança começa em cada um de nós e a cada dia de forma continua e sistemática.
MISSÃO DA GESTÃO
A missão é contribuir para um ensino de qualidade através de situações de aprendizagem significativas e de uma gestão colegiada, num clima de confiança, valorização do ser humano em suas especificidades, participação e respeito.
OBJETIVOS DA GESTÃO
Geral: realizar uma gestão escolar democrática, dinâmica, descentralizada e transparente enquanto alicerce político-pedagógico de participação e (re) construção de um espaço escolar favorável à prática educativa, otimizando os recursos físicos, materiais e humanos, entendendo o papel da escola como sendo o de mediador do processo de formação de cidadãos autônomos e construtores de sua própria história.
...