PORTFOLIO NÚCLEO COMUM
Por: Alan Reis • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 244 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALAN AGOSTINHO REIS , RU 1206579
PORTFÓLIO
UTA- UTA-EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA -MÓDULO A FASE I
Educação, cultura e sociedade
CURITIBA
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALAN AGOSTINHO REIS , RU 1206579
PORTFÓLIO
UTA-EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA -MÓDULO A FASE I
Relatório de Portfólio da U TA –
Educação Ciência e Tecnologia
Módulo A Fase l ,apresentado no
Curso de Licenciatura em Pedagogia .
Tutor Local : Adriana Machado .
Centro Associado : Curitiba
CURITIBA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5á7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................8
4 ANEXOS.................................................................................................................9
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................10
INTRODUÇÃO
Tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares
Este trabalho analisa os procedimentos utilizados pelos educadores em escolas organizadas em ciclos, com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual se realizaram entrevistas com 2 profissionais, sendo 1 pedagoga e 1 da 1ª pedagoga etapa do Ciclo I, de uma escola pública da cidade de Curitiba. Foi possível observar que os procedimentos utilizados pelos educadores, tanto em sala de aula como fora dela, são atividades pontuais e partem das dificuldades que as professoras observam em relação ao processo de aprendizagem dos alunos. As colocações realizadas pelas profissionais e a literatura consultada demonstram que as discussões sobre a concepção de ciclo e a questão do tempo/espaço escolar como período de formação e a aprendizagem necessitam ser retomadas para que se alcance o objetivo da formação integral dos alunos.
Palavras-chave: tempo; espaço; aprendizagem; ciclos de aprendizagem.
A organização do ensino em ciclos é uma proposta vigente em muitos municípios brasileiros, cuja intencionalidade é reformular os programas escolares, a organização das classes, a concepção de ensino/aprendizagem, os processos avaliativos, possibilitando a ressignificação do tempo/espaço na escola. O ensino em ciclos concebe a escola como tempo/espaço de formação, comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos, considerando as suas trajetórias de vida, os conhecimentos construídos histórico e culturalmente, a apropriação dos instrumentos de mediação e também as vivências e saberes dos professores.
DESEMVOLVIMENTO
Este trabalho apresenta uma parte dos dados da pesquisa realizada na graduação em pedagogia , em escolas municipais da cidade de Curitiba, sobre os elementos tempo/espaço na prática dos docentes que atuam em escolas com ensino organizado em ciclos. O objetivo desta investigação foi identificar, na proposta de organização do ensino em ciclos, os procedimentos utilizados na escola pelos educadores com relação à integração tempo/espaço e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em 1 escola municipal, no período com (2) pedagogas. Foram realizadas entrevistas para coletar dados que revelassem se em função do processo de aprendizagem dos alunos foi proposta alguma forma de organização, levando em consideração os elementos tempo/espaço. No período de implantação e decorrente implementação dos Ciclos de Aprendizagem, muitos documentos foram consultados e foi possível constatar que traziam em comum as reflexões sobre a singularidade do processo de aprendizagem e a importância de considerar as experiências cognitivas, estéticas, sociais, biológicas e afetivas dos alunos, justificando, assim, a proposição de ações pedagógicas que encaminhassem à flexibilização do tempo e do espaço. A expressão “reorganização do tempo e espaço” surgiu como um eixo importante, para os educadores pesquisados, na organização do trabalho pedagógico e no repensar de um ensino para além das séries anuais, pois o principal referencial que muitos deles dispunham no momento dizia respeito ao Ciclo Básico2 das escolas estaduais. O PROCESSO DE PESQUISA NAS ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLOS DE APRENDIZAGEM 2 Ciclo Básico: uma medida adotada por alguns estados, a partir de 1980, na qual se reestruturavam as 1.as e 2.as séries em um continuum de dois anos.
...