RESENHA “RELAÇÕES PÚBLICAS: FUNÇÃO POLÍTICA”
Por: bellecamargo • 3/11/2019 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
Curso de Relações Públicas
RESENHA
“RELAÇÕES PÚBLICAS: FUNÇÃO POLÍTICA”
Trabalho apresentado como parte dos requisitos
da avaliação da disciplina Paradigmas das Relações Públicas
ministrada pela Professora Roberta Viegas
Isabelle Camargo Santos
288229
São Bernardo do Campo
2º semestre de 2018
Pela leitura do livro de Roberto Porto de Simões, “Relações públicas: função política”, nota-se que há vários pontos a serem destacados. As análises feitas pelo autor abrangem desde a política da profissão até o seu significado, que muitas vezes não é divulgado corretamente, logo, fazendo-o perder seu verdadeiro significado e essência. No livro também há orientações para o leitor, falando sobre públicos (internos e externos), empresas públicas ou privadas, organizações, conduta e etc.
Nota-se que o autor possui um vasto conhecimento sobre a profissão, pois apresenta contexto científico, micropolítica, teoria, função organizacional, os problemas e o verdadeiro significado de relações públicas. Todos os temas possuem um capítulo próprio, facilitando na hora de procurar e também na compreensão do leitor.
O psicólogo, mestre em psicologia organizacional e doutor em relações públicas, visa analisar todas as áreas que abrangem a profissão. Enaltecendo a interação e comunicação das organizações com seus públicos. Afirmando que assim se obtém um público e/ou consumidor fiel e mostrando também que muitas vezes isso não ocorre por falta de interesse da organização em analisar seu público-alvo ou até mesmo por insatisfação do público interno.
Essa obra de Roberto de Porto de Simões é muito utilizada entre os meios acadêmicos, tanto por professores quanto por alunos, para se obter referências e um estudo amplo. É notável a descrição da função estratégica do profissional de Relações Públicas, no caso, o eixo norteador. Pois mostra o conhecimento baseado em teorias e pesquisas científicas, fazendo com que o leitor perceba a necessidade de bases sustentáveis entre a sociedade e as organizações.
O famoso “Mestre das Relações Públicas” falecido aos 82 anos de idade em 20 de janeiro de 2018 possui uma outra obra chamada “Relações públicas e micropolítica”. Em ambos os livros, prioriza a informação e a apresenta como matéria-prima da prática profissional. É muito recomendado para os futuros profissionais de Relações Públicas.
Isabelle Camargo Santos
Acadêmica do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
...