Resumo Construçao Civil
Seminário: Resumo Construçao Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOPB • 3/11/2014 • Seminário • 2.381 Palavras (10 Páginas) • 219 Visualizações
REVESTIMENTO: base, camada de regularização, impermeabilização, isolamento térmico, contrapiso reforçado com tela, argamassa colante, rejunte, piso cerâmico.
MOVIMENTAÇAO CAUSA DANOS PISO: movimento térmico, umidade, recalque, carregamento...
JUNTAS DE ASSENTAMENTO: : por causa das variações de temperatura, umidade, vento, peso das estruturas , os edifícios se movimentam. Por isso existem as juntas , que controlam esses movimentos e garantem a estabilidade do edifício . Espaço existente entre duas placas cerâmicas, a fim de absorver parte das deformações do revestimento, compensar a diferenças dimensionais entre as peças e facilitar eventuais trocas de placas.
JUNTAS DE DESSOLIDARIZAÇAO : juntas existentes nas quinas, nos encontros do piso com a parede, externas e internas.
JUNTAS DE MOVIMENTAÇAO: além da junta existente, é uma junta feita a cada metragem de piso, com a função de diminuir as tensões originadas pela base onde é aplicado o revestimento.
JUNTAS ESTRUTURAIS: espaço regular entre estruturas cuja função é aliviar tensões provocadas pela movimentação do concreto.
TINTAS: composição química que após sua aplicação se converte em um revestimento proporcionando às superfícies acabamento, resistência e proteção. Protegem metais da corrosão, madeiras do apodrecimento e empenamento, e alvenarias de umidade .
ESCOLHA: deve ser feita mediante pleno conhecimento do substrato e das condições ambientais.
ALVENARIA: evitam esfarelamento do material, absorção de agua da chuva e de sujeiras, desenvolvimento de mofo, ajudam na iluminação e decoração. são porosos, absorvem e retém água, desenvolvem e abrigam fungos, possuem comportamento alcalino (forte tendência a oxidar)
MADEIRA: evitam absorção de agua e umidade, funcionam como decorativo. Sao porosas, higroscópicas (capacidade de absorver água em qualquer estado), sofrem decomposição superficial por fungos e radiação solar, sofrem alterações dimensionais –empenamento.
METAL NÃO FERROSO: prolongam o tempo dos sistemas de galvanização e alumínio.
METAL FERROSO: opção mais econômica para combater a corrosão. são altamente sensíveis à corrosão por causa das ligas ferrosas, quando em contato com umidade, oxigênio e elementos poluentes.
PVC: decoração, sinalização de gases ou líquidos específicos, visando a segurança.
PROPRIEDADES DO SUSTRATO/ QUEM RECEBE A PINTURA
*PERMEABILIDADE: capacidade que permite a passagem de gases ou líquidos que resultarão em diversas combinações químicas .
*POROSIDADE: relação percentual entre o volume de espaços vazios e volume total, e influencia no grau de absorção de compostos líquidos pela tinta.
*RESISTENCIA A RADIAÇOES ENERGETICAS: propriedade dos materiais de não sofrerem deteriorizaçao ou decomposição quando expostos a radiações energéticas , como por exemplo os raios UV.
*PLASTICIDADE/FRAGILIDADE: propriedade do material de sofrer alteração de forma sob a ação de forças externas e as manter mesmo após a retiradas destas forças, sem o aparecimento de fissuras. Na fragilidade, o material se rompe sob ação de forças externas, sem ter sofrido deformação.
*REATIVIDADE QUIMICA: capacidade do material de se combinar com agentes químicos ambientais.
COMPOSTOS DAS TINTAS:
*RESINAS: parte não volátil da tinta, serve para aglomerar os pigmentos, denomina o tipo de tinta: acrílica, epoxídica. Responsável por: aplicabilidade, secagem, cura, durabilidade, adesão, resistências químicas e abrasão, flexibilidade e dureza.
*PIGMENTO: material solido, finamente dividido, insolúvel no meio. Dá cor e consistência e conferem proteção aos metais(anticorrosivos)
*ADITIVOS: qdo adicionado confere propriedades especiais às tintas.
*SOLVENTE: usado para dissolver a resina, liquido volátil.
TIPOS DE TINTAS:
*LATEX PVC: à base de água, é prática para os pintores. Seca rápido, usada em interiores de residências, não adequado para áreas molhadas ou úmidas, mínimo odor.
*ACRILICA: solúvel em agua, secagem rápida, possui alta impermeabilidade, áreas externas, indicada para cozinhas, banheiros, acabamento brilhante, mas tem a opção fosca, mais cara que o Latex.
*ESMALTE: não solúvel em agua, antigamente era à base de óleo, acabamento melhor e mais durável. Uso indicado para ferros ou madeiras (portas, janelas), permite a lavagem do material (porta)com mais facilidade. Alto brilho, alto custo, acabamento de película (podendo formar bolhas em paredes se houver umidade).
*EPOXI E POLIURETANO: sintéticas, não solúveis em agua, usadas em caixas dagua, necessitam de mao de obra especializada.
*VERNIZ: película de acabamento quase transparente, não solúvel em agua, solúvel em solvente orgânicos como álcool, alta fluidez, contem óleos secantes e resinas em sua composição.
*MASSA CORRIDA: massa niveladora, usada para corrigir imperfeiçoes rasas no reboco, tendo características especificas para interiores e exteriores.
FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS PINTURAS: espátulas, desempenadeiras, lixas, trincha/brocha, rolos de lã, revolver/pistola, recipientes acondicionadores de tintas, mexedores.
PREPARAÇAO PARA PINTURA: limpeza da superfície, correção de falhas, tratamentos superficiais, preparação com acabamento liso.
CONDIÇOES DO SUBSTRATO: cura de 30 dias após o reboco, umidade inferior a 90%, temperatura entre 10 e 40 graus. Proteger a pintura contra poeiras , águase outros contatos acidentais com a superfície recém pintada.
CUIDADOS: ao abrir a embalagem verificar a consistência e o cheiro das tintas, homogeneizar bem os produtos, diluir de acordo com instruções da embalagem, não misturar produtos de marcas diferentes, ao usar pincel ou rolo pintar de forma uniforme.
DEFEITOS/MANIFESTAÇOES PATOLOGICAS
*EFLORESCENCIA: manchas esbranquiçadas que aparecem depois da pintura, geralmente pq foi pintada sobre reboco úmido.
*DESAGREGAÇAO: a pintura se esfarela, destacando-se junto ao reboco. Causados por traço fraco, reboco úmido.
*DESCASCAMENTOS: causados
...