Sintese Da Aspirina
Monografias: Sintese Da Aspirina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yarapm • 5/4/2014 • 882 Palavras (4 Páginas) • 837 Visualizações
Resumo
Sintetizar a aspirina através da acetilação de um ácido.
Introdução
As reações químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem, melhorando os já existentes ou como meio de perceberem os segredos e os mecanismos destas reações.
Reproduzir em laboratório aquilo que a Natureza produz ou criar aquilo que não existe na Natureza é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com as suas propriedades mais acentuadas, mais concentradas do que as existentes na Natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidades superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais. Podemos, portanto afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida, pois revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes dos que estão presentes na Natureza.
Uma das sínteses mais importantes e difundidas no mundo todo é a da aspirina (Ácido Acetilsalicílico, nome IUPAC: ácido 2-acetoxibenzóico). O Ácido Acetilsalicílico (AAS), também conhecido como Aspirina, é um dos remédios mais populares mundialmente. O AAS foi desenvolvido na Alemanha há mais de cem anos por Felix Hoffmann, um pesquisador das indústrias Bayer. Este fármaco de estrutura relativamente simples atua no corpo humano como um poderoso analgésico (alivia a dor), antipirético (reduz a febre) e antiinflamatório. Tem sido empregado também na prevenção de problemas cardiovasculares, devido à sua ação vasodilatadora. Um comprimido de aspirina é composto de aproximadamente 0,32 g de ácido acetilsalicílico.
O ácido salicílico (ácido hidrobenzóico) é um composto bifuncional. Ele é um fenol (hidroxibenzeno) e um ácido carboxílico e, na presença de anidrido acético, forma-se ácido acetilsalicílico (aspirina).
Materiais e Reagentes
Bequer de 250 e 100 ml
Bastao de vidro
Kitazato de 250 e 125 ml
Espatula
Pipeta de Pasteur
Funil de Bucher
Proveta de 25 e 10 ml
Papel de filtro
Pisseta
Erlenmeyer de 125 ml
Acido Salicílico (C7H6O3)
Acido Sulfúrico (H2SO4)
Anidrido Acético (C4H6O3)
Desenvolvimento Experimental
* Em um elernmeyer Pesou-se 3,0 g de ácido salicílico seco,
* Adicionou-se 6 ml de anidrido acético a esse erlenmeyer e adicionou-se, com ajuda de um conta gotas, 6 gotas de (H2SO4) ácido sulfúrico concentrado - a temperatura elevou-se;
* Agitou-se intensamente o frasco até formar uma mistura homogênea, assegurando uma mistura completa;
* Aqueceu-se a reação em banho-maria sob refluxo (por volta de 50°C a 60°C), mantendo a agitação do frasco durante 10 minutos;
* Retirou-se o erlenmeyer do banho-maria e deixou-se esfriar, agitando ocasionalmente;
* Adicionou-se, cuidadosamente, 30 ml de água gelada à solução;
* Em seguida, colocou-se numa bacia com água gelada para observar a formação dos cristais de ácido acetilsalicílico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A síntese do ácido acetilsalicílico foi conseguida com sucesso obtendo-se um rendimento de 68,8% , o que se pode considerar um rendimento positivo.
Para a obtenção do ácido acetilsalicílico, tal como já foi referido, fizeram-se reagir ácido salicílico com anidrido acético utilizando ácido sulfúrico como catalisador da reacção.
...