Treinamento E Desevolvimento
Casos: Treinamento E Desevolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianasc • 5/10/2014 • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 303 Visualizações
1. Importância do Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações.
As empresas, diante da concorrência, das mudanças tecnológicas se veem diante da situação de estarem atualizadas e preparadas. O artigo trata da importância do treinamento nas organizações e os reflexos nos demais subsistemas de recursos humanos. Destaca a diferença entre treinamento e desenvolvimento das pessoas.
Treinamento tem a finalidade de melhorar as habilidades do profissional no desempenho de suas funções. Treinamento: Aquisição de conhecimento, habilidade e competência.
Desenvolvimento tem o foco voltado a novos cargos a serem abertos ou criados nas organizações com novas capacidades e habilidades a serem aprendidas pelo empregado. Desenvolvimento: Crescer; Progredir; Aumentar.
Treinamento é uma maneira eficaz de delegar funções, valores às pessoas, à organização e aos clientes.
(Chiavenato - 1999, p. 294)
O treinamento afeta no resultado da empresa, já que, por meio dele, a organização pode proporcionar ao funcionário a qualificação continuada para o trabalho que desenvolve e melhoria de desempenho profissional.
O treinamento deve incentivar ao funcionário a se autodesenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem para que se integre a forma de trabalho na organização.
(Robbins - 2002)
As pessoas melhores preparadas produzem melhores e se sentem produtivas, contribuindo para si e para a empresa.
1.1 Aspectos históricos da Gestão de Pessoas:
O processo evolutivo passou por fases peculiares de nossa história. Para a maior parte dos autores, a evolução das relações de trabalho e gestão de pessoas no Brasil segue as fases históricas do país.
Modelo exportador cafeeiro; Formação das Leis do Trabalho; Criação do Ministério do trabalho; Surgimento da CTPS; Estruturação dos sindicatos;
Nesse período, houve o fortalecimento do conjunto de fatores para que as empresas buscassem estruturar a gestão de pessoas.
1.2 Subsistemas de Recursos Humanos
O objetivo principal de prestar serviços à própria empresa para suprir suas necessidades operacionais, e também para atender as suas exigências legais.
Treinamento nas organizações.
É um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual se aprende técnicas, e habilidades para um propósito definido.
O desenvolvimento de pessoal por sua vez, representa um conjunto de atividades e processos cujo objetivo de explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva continuada do ser humano na organização.
(Chiavenato – 2003)
Neste atual ambiente inquieto, curioso, revolucionário e globalizado, de alto desenvolvimento tecnológico, a competitividade e as mudanças rápidas que causam impacto na gestão das organizações não impedem que a organização contribua para o desenvolvimento das pessoas enquanto profissionais.
Compreender a complexidade do ser humano caminha junto com a tentativa de suprir suas necessidades. Dentro do ambiente corporativo não pode ser diferente.
A educação corporativa incentiva a aprendizagem contínua e com isso desenvolver atitudes, hábitos, competências e uma visão do negócio que possam agregar pessoas de ferramentas que aperfeiçoam seu trabalho.
1.3 Medidas de Comportamentos no Cargo
O Comportamento no cargo considera o desempenho dos indivíduos antes e depois do treinamento, ou se consta transparência para o trabalho realizado.
O Impacto de Treinamento em Profundidade é definido como os efeitos diretos e específicos de uma ação extraídos diretamente dos seus objetivos em cima do comportamento do individuo em seu cargo dentro da organização. O Impacto pode ser Conceituado como desempenho do individuo como a ocorrência de melhorias significativas no desempenho especifico quanto no desempenho geral da pessoa treinada.
1.4
...