A COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
Por: carol157 • 31/3/2020 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
MARIA CAROLLYNE ALVES DA SILVA
ACOMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
O papel da leitura na constituição do indivíduo e da sociedade.
CABO FRIO
2019.2
MARIA CAROLLYNE ALVES DA SILVA
(20192103026)
ACOMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
O papel da leitura na constituição do indivíduo e da sociedade.
[pic 1]
Professora: Tatiane Silva Ribeiro
CABO FRIO
2019.2
Em pleno século XXI, em nossa sociedade o habito pela leitura está cada vez mais escasso e quando fazem o uso desta, frequentemente, está associada a algum trabalho relacionado ao meio acadêmico ou a alguma atividade avaliativa, portanto, é vista como algo obrigatório, fazendo com que muitos deixem de desfrutar dos seus benefícios, pela falta de interesse.
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede” De acordo com a frase do escritor Carlos Drummond de Andrade, fica perceptível o como a leitura pode ser algo prazeroso, mas que ainda não é explorada pela maior parte das pessoas. Desta forma, faz-se necessário questionar os motivos que levam a esta realidade.
A leitura começa a ser estimulada nas escolas logo na infância, através dos professores, das salas de leitura e das bibliotecas que estão presentes em quase todos os ambientes educacionais. Nesta fase, os educadores tentam convencer as crianças a terem mais apego pelos livros, fazendo brincadeiras e lendo para elas de uma forma mais descontraída e lúdica, porém depois de certo tempo e ao decorrer do crescimento desta criança, principalmente quando entra na fase da adolescência, dificilmente há este estímulo pela leitura nem por parte dos professores e nem pelas famílias, que também são importantes neste processo. Muitos jovens crescem sem este hábito e desconhecem o quanto uma leitura pode acrescentar positivamente em seu crescimento.
A leitura estimula o senso crítico, melhora o funcionamento do cérebro, enriquece o vocabulário, entre outros pontos positivos. Além disso, uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriu que ler afeta o cérebro como se realmente o indivíduo estivesse vivenciando os eventos sobre o qual se está lendo, estimulando por tanto a criatividade além de ser uma fonte riquíssima de conhecimento, pois quem lê, sempre se mantém bem informado. Desse modo, é de suma importância que os livros sejam presentes desde a infância até todo decorrer da vida do cidadão.
...