A Higienização de Alimentos
Por: Thinunesz • 4/10/2021 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Prática: Formulação de Detergentes
Itapetinga-BA
Abril-2021
INTRODUÇÃO
FALAR SOBRE HIGIENIZAÇÃO NA INDUSTRIA/ DETERGENTE
FALAR SOBRE LIMPEZA
OBJETIVO
Formular um detergente especificando os agentes de limpeza e sua concentração.
MATERIAIS E METODOS
Condições de uso: Limpeza da máquina de envase do óleo de soja. A água de limpeza foi classificada como água moderadamente dura.
Agentes de limpeza disponíveis: ácido nítrico, fosfórico, SDS, EDTA, hidróxido de sódio, carbonato de sódio e metassilicato de sódio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A máquina de envase industrial é um tipo de equipamento projetado para acelerar os processos de produção de empresas que lidam com o acondicionamento de produtos líquidos e viscosos. Com estrutura em aço carbono e revestimentos em aço inox, as máquinas para envase possibilitam uma higienização regular e apropriada. O resíduo é insolúvel em água, no entanto, solúvel em solventes orgânicos. O óleo de soja é um exemplo de óleo vegetal composto por ácidos graxos. A água da limpeza foi classificada como água modernamente dura, isso é quando a concentração em carbonato de cálcio é entre 60-120 mg/L. O mecanismo de limpeza que deverá ser utilizado é o CIP, pois se trata de um ambiente fechado.
Usaremos os agentes de limpeza; hidróxido de sódio (NaOH) na concentração de 95%, pois ele é um alcalino inorgânico que tem como função saponificar ácidos graxos que é o composto do óleo de soja, o resíduo que queremos eliminar.
O EDTA na concentração de 5%, pois ele é um sequestrante e quelante que impede a precipitação dos minerais na superfície e sua aglomeração. Provenientes da água moderadamente dura que produz nas superfícies do material incrustações.
Em relação à concentração dos detergentes, estudos constataram que um aumento da concentração de NaOH, por exemplo, não aumenta a taxa de limpeza, mas em vez disso resulta numa superfície real sobre o resíduo sólido, impedindo que a solução de limpeza penetre no mesmo, por tanto, o aumento na concentração irá conduzir a uma menor eficácia de limpeza (Cleaning Handbook, Tetra Pak 2008).
CONCLUSÃO
A partir do mecanismo de limpeza que mais se encaixou no problema a ser resolvido o CIP, da dureza da água moderadamente dura e do resíduo oléo de soja, escolhemos os agentes de limpeza NaOH e o DTA. Assim oferecendo uma boa funcionalidade do detergente.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Cleaning Handbook, Copyright 2008; Tetra Pak Processing Systems.
...