A MENSURAÇÃO DE ALIMENTOS
Por: idelly • 3/7/2017 • Relatório de pesquisa • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 566 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DOCENTE: NILCIMELLY RODRIGUES DONATO
DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA
AMANDA LOPES GARCIA
DAYANE KARLA ARAÚJO DE AZEVEDO
IDELLY LARISSA BEZERRA EVANGELISTA
JÉSSICA PATÍCIA DE MEDEIROS NÓBREGA
AULA PRÁTICA: MENSURAÇÃO DE ALIMENTOS
CUITÉ/PB,
2017.
AMANDA LOPES GARCIA
DAYANE KARLA ARAÚJO DE AZEVEDO
IDELLY LARISSA BEZERRA EVANGELISTA
JÉSSICA PATRÍCIA DE MEDEIROS NÓBREGA
AULA PRÁTICA: MENSURAÇÃO DE ALIMENTOS.
Relatório técnico referente à prática de Mensuração de Alimentos da disciplina de Técnica Dietética, do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, como requisito para obtenção de nota.
Profª: Nilcimelly Rodrigues Donato
CUITÉ/PB,
2017.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 4
2 MATERIAIS E MÉTODOS 5
2.1 MATERIAIS 5
2.1.1 Equipamentos 5
2.1.2 Vidrarias 5
2.1.3 Acessórios 5
2.1.4 Ingredientes 5
2.2 MÉTODOS 5
2.2.1 Primeiro momento - Padronização de utensílios 5
2.2.2 Segundo momento – Técnica de pesagem 6
3 RESULTADOS 7
4 DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
As medidas caseiras são instrumentos utilizados para medir as quantidades dos alimentos, que servem para ajudar na execução de formulações. A forma mais simples para a medição de ingredientes é a utilização de xícaras, colheres, copos e pires (PHILIPPI, 2006). Esses instrumentos de uso culinário são amplamente utilizados por toda população.
Para obtenção da quantidade dos alimentos contidos nas medidas caseiras deve-se realizar a pesagem dos alimentos com técnicas precisas e, para se obter esses resultados, é necessário conhecer as características do alimento tanto em gramas ou litros, como também a capacidade volumétrica dos utensílios a serem utilizados. A importância da aplicação dessa técnica reside na garantia de quantidades equivalentes que permitam a confecção de uma preparação cujo produto final apresente não só uma excelente qualidade, como também reproduza fielmente a formulação proposta (CUNHA et al., 2008).
A produção de refeições envolve fatores como: o tipo de alimento, as técnicas de preparo e infraestrutura, exigindo equipamentos e utensílios que visem a otimizar as operações, tornando-as mais rápidas e confiáveis na conformidade do produto final. Para que a elaboração de um cardápio ou uma simples refeição tenha sucesso em sua realização é necessária a descrição das quantidades dos ingredientes com precisão, com isso, pode-se obter, em sua reprodução, resultados semelhantes a cada repetição. Dessa maneira se faz necessário a padronização de medidas caseiras.
A prática teve como objetivo geral conhecer e executar as técnicas de mensuração de alimentos por meio da utilização das medidas caseiras, reconhecer a importância de sua padronização e identificar as diferenças na medição de medidas caseiras entre manipuladores de alimentos.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS
Equipamentos
Balança eletrônica
Vidrarias
Becker (100 ml)
Becker (500 ml)
Pipeta
Acessórios
Caneca medidora 500 ml
Colher grande
Colher de sopa
Colher de chá
Copo de requeijão
Papel toalha
Peneira
Pipetador do tipo pêra
Prato
Xícara
Ingredientes
Açúcar
Amido de milho
Farinha de trigo
MÉTODOS
Primeiro momento - Padronização de utensílios
A primeira atividade, cujo objetivo foi a padronização de utensílios, mensurou-se o volume de água em ml nas medidas correspondentes a um copo de requeijão, uma xícara de café, uma colher grande, uma colher de sopa e uma colher de chá. Cada utensílio foi preenchido com água e em seguida foi mensurado o volume de água contido nesse utensílio a partir de uma pipeta ou um Becker. No caso do copo de requeijão e da xícara, foi utilizado o Becker de 500 ml, já no caso da colher grande, foi utilizado o Becker de 100 ml e por fim, para colher de sopa e colher de chá foram utilizadas pipetas de vidro. O método foi realizado três vezes e depois foi calculado a média.
Segundo momento – Técnica de pesagem
A segunda técnica corresponde a técnica de pesagem das medidas niveladas, na qual foram utilizados o açúcar, o amido de milho e a farinha de trigo. Primeiramente foram peneirados o amido de milho e a farinha de trigo para utilização nas pesagens. Em seguida, foram colocados cada ingrediente na xícara de chá, na colher de sopa e na colher de chá e esses foram nivelados com ajuda de uma faca. Para pesagem, forrou-se o prato da balança com um papel toalha e em seguida, tarou-se a balança. Depois foram pesados cada ingrediente separadamente, correspondendo à medida caseira da xícara de chá, da colher de sopa e da colher de chá e em seguida, aferiu-se e anotou-se o peso.
...