A ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE
Por: Ricardina2222 • 1/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
ONU
ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE
Índice
A ONU……………..…………………………………………………………………… 3
A Carta das Nações Unidas…...………………………………………………………… 4
Nova Ordem Mundial…………………………………………………………………… 4
Realidade da Nova Ordem Mundial…………………………………………………….. 5
Entenda-se a Crise Mundial que se arrasta desde 2008………………………………… 6
Papel da ONU nesta Nova Ordem Mundial…………………………………………….. 7
O sistema das Nações Unidas…………………………………………………………… 8
A ONU (Organização das Nações Unidas)
Começou a existir oficialmente a 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta das Nações Unidas pelos países signatários que participaram da Conferência de São Francisco, em abril de 1945.
Atualmente, é integrada por 192 dos 194 países do mundo. Tal facto converte a ONU numa das organizações mais representativas do planeta. Não fazem parte da ONU: Taiwan, Vaticano e o recém-independente Kosovo.
- POR QUE TAIWAN NÃO FAZ PARTE DA ONU?
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
Quando a China se tornou socialista, os grupos que lutavam para resistir ao socialismo tiveram que fugir para Taiwan e ali tentaram criar um país independente.
A China não reconhece a independência de Taiwan e quer estender o seu poder sobre esse território, que originalmente pertencia à China. Como os Estados Unidos são aliados do governo de Taiwan, a China não intervêm militarmente, mas ao mesmo tempo impede a declaração de independência e a formalização de Taiwan como país. Sem o reconhecimento de Taiwan como país soberano, não pode fazer parte da ONU.
A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS
Os quatro objetivos principais para a organização e para os seus países membros são:[pic 5]
-Manter a paz e a segurança internacionais.
-Fomentar a amizade e as boas relações entre as nações.
-Defender a cooperação como solução para problemas internacionais.
-Desenvolvimento dos direitos humanos e das liberdades da população mundial.
Colocar em prática os quatro objetivos da ONU nem sempre é fácil, pois é extremamente complicado harmonizar os pontos de vista e os interesses de todos os seus membros; o que com frequência tem impedido a obtenção de progressos ou a adoção de algumas medidas. [pic 6]
A NOVA ORDEM MUNDIAL[pic 7]
O mundo atual, diferentemente do que ocorria no período da Guerra Fria, não é mais polarizado por dois centros de poder – EUA e ex-URSS.
Hoje, existem novos centros de poder e liderança que estão despontando, sobretudo na Ásia e na América Latina. São exemplos desses novos polos de poder, a Alemanha, o Japão, a China, a Índia e a Rússia.
REALIDADE DA NOVA ORDEM MUNDIAL
Além dos novos polos de poder que confrontam os EUA, o mundo atual convive com crises (financeira, de alimentos, de energia e do meio ambiente no âmbito global).
Há novas erupções de guerra e violência, materializada pelos numerosos conflitos em todo planeta. Tudo isso dificulta o sucesso da ONU em sua missão.
Acredita-se que o alto preço dos alimentos, que penaliza o orçamento das famílias pobres em países como os africanos e do Oriente Médio, tenha sido uma das principais causas das revoltas ocorridas durante a “Primavera Árabe”.[pic 8]
[pic 9]
Desde 2008 que o mundo, sobretudo os países desenvolvidos, vivem uma forte crise económica, devido ao caos instalado no sistema bancário.
[pic 10][pic 11]
Entenda-se a Crise Mundial que se arrasta desde 2008:
Como começou a crise?
- Imóveis Valorizados
Com juros baixos e créditos altos, os preços dos imóveis nos EUA tiveram forte valorização encorajando mutuários a refinanciar as suas hipotecas. Os bancos davam aos mutuários uma diferença em dinheiro, utilizada para consumir.[pic 12]
- Títulos Lastreados
Para captar dinheiros, os bancos criaram instrumentos financeiros complexos chamados títulos lastreados em hipotecas (uma espécie de nota promissória garantida pelas hipotecas) e venderam para investidores que também emitiram os seus próprios títulos lastreados nesses títulos e passaram-nos para a frente, espalhando-os por todo o sistema bancário.[pic 13]
- Juros altos e queda dos preços
As taxas começaram a subir para combater a inflação enquanto os preços dos imoveis passaram a cair, fazendo com que as mensalidades da casa própria ficassem mais caras. A inadimplencia disparou e, assim, os títulos que eram garantidos por essas hipotecas perderam valor.[pic 14]
- Perda dos bancos
Além dos prejuízos com a inadimpiencia, os bancos tiveram fortes perdas com os títulos. Os bancos com maiores problemas ficaram na falência e precisaram de ajuda do governo americano.
Consequentemente, criou-se uma crise de confiança entre os bancos, com medo de emprestar dinheiro e não o voltarem a recuperar.
...