A Ética Aplicada a Função Policial Militar
Por: kinho624 • 4/12/2017 • Dissertação • 423 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Ética Aplicada a Função Policial Militar
Atualmente, o maior desafio enfrentado pelas instituições policiais do mundo inteiro é a promoção do policiamento humano e ético, o que coloca o bem comum no centro de tudo o que eles fazem, enquanto protegem a dignidade de todos, inclusive das pessoas mais menosprezadas, ou seja, pessoas a margem da lei. No entanto, com frequência as instituicões ignoram a dimensão humana da essência do policiamento ético, achando mais fácil, se concentrar em tecnologias e medir o que fazem, em vez de como fazem.
Torna-se um tanto quanto comum os superiores hierárquicos imporem padrões éticos e policiamento eficaz por meio de políticas, proibições e punições, sendo que grande parte das ações policiais tornam-se muito difíceis de analisar quando não se está incluído naquele contexto fático, ou seja, pessoas que não participaram daquela ação. Embora seja de vital importância a presenca de supervisores externos, a verdadeira transformacão ética das tropas policiais ocorrem quando profissionais da linha de frente da polícia as adotam.
O tratamento que os policiais dão à sociedade é influenciado pelo modo como os próprios policiais são tratados. Qualquer conversa digna sobre respeito aos direitos humanos e conduta ética precisa começar dentro de um quartel de polícia, com discussões francas e o compromisso de tratar os mesmos de modo justo.
A instituicão policial é a base de sustentação para qualquer sociedade decente e harmoniosa, pois quando um policial age com previsibilidade, moderação, técnica e fidelidade ao Estado de Direito, a sociedade passa a ter fé em seu governo. Quando observamos que a polícia trata o indivíduo mais comum da comunidade pobre da mesma maneira que trata o rico que mora no melhor bairro, a sociedade é fortalecida e a instituição policial é enobrecida, pois age com igualdade. Também observamos a ética policial quando um militar tomba em um confronto armado e os seus colegas ao invés de executarem o criminoso acabam por escoltá-lo até uma Delegacia de Polícia para para que a lei seja aplicada, trazendo consigo o princípio da legalidade das suas ações.
Por fim, nosso entendimento sobre ética policial nada mais é do que aquele ato realizado quando ninguém vê, quando ninguém vai saber o que realmente aconteceu na ocorrência e mesmo assim o policial expõe os fatos de forma fidedigna. É o agir dentro da técnica, da legalidade e da igualdade perante a sociedade. O policial não deve agir com ética para cumprir o regulamento disciplinar, mas sim para cumprir o seu papel à que o cidadão de bem tem direito num Estado Democrátic
...