APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM
Por: 36993530 • 17/8/2017 • Trabalho acadêmico • 6.961 Palavras (28 Páginas) • 328 Visualizações
UNIDADE 1
APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Leia o texto de Fernanda Salla: Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/217/neurociencia-aprendizagem e escreva sobre as contribuições da neurociência para a educação.
A neurociência nos ensina que as crianças aprendem mais quando usamos métodos de ensino em que elas se sintam mais a vontade, ou seja, quando os professores ou pais as ensinam com objetos, historias, livros ou métodos que elas já conheçam ou que as interessem, isso as deixara curiosas o que dará estimulo para que elas questionem. Ou ate mesmo por meio de brincadeiras que as ajudem a entender o que lhe quer ser passado ou ensinado.
2. Na perspectiva da teoria Inatista observamos que os sujeitos apresentam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades que carregam em sua bagagem hereditária. Explique como tal concepção influencia a prática pedagógica?
Na teoria inatista os professores não devem interferir na capacidade de decisão das crianças, ou seja, tem que deixar que eles descubram seus potencias, que aprendam sem ajuda; nessa pratica acreditasse que todos nascemos sabendo, e com o tempo esse conhecimento vai se aprimorando. Tem que deixar que as crianças livres para que seu potencial se desenvolva.
3. Quais consequências a concepção Inatista podem trazer para o aluno?
O aluno não conseguira aprender as coisas de forma rápida, terá déficit de atenção não aprendera toda a matéria, terá dificuldade em lidar com autoridades, entre outras, pois as crianças e jovens precisam ser ensinados para que possam aprender, precisam de alguém que as mostre o caminho a ser seguido para que possam aprender a aprender.
4.Explique a seguinte citação extraída da apostila (p. 14): “A culpa do fracasso escolar é justificada pela teoria como propriedade do aluno, isentando o professor e a escola de qualquer responsabilidade. Assim, a relação pedagógica estabelecida é a do aluno com suas condições prévias, determinando a ação do professor”.
Diz que quando o aluno não aprende a culpa e dele, nessa teoria as pessoas já nascem sabendo e devem aprender sozinhos o resto, a mesma coisa por exemplo de por um livro de matemática em cima de uma mesa e querer que uma pessoa resolva um problema sem mesmo a ter ensinado o método de como resolver.
5. Uma analogia comum para ilustrar a concepção Inatista para o desenvolvimento é o “crescimento de uma planta” (p. 12). Escreva, fundamentando a sua resposta, como tal ilustração explica esta teoria.
Na concepção inatista acreditasse que as crianças são com plantas, quando elas nascem já vem com todas as qualidades e defeitos e o que devemos fazer e só colocar em um canto e colocar agua, comida e dar a ela condições de sobrevivência, etc.
Sendo assim também na vida escolar; colocamo-las em uma sala com tudo ao seu alcance e deixamos que elas se policiem ou escolham o que e melhor.
...