ATPS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Por: CANTIDIO • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 107 Visualizações
Etapa 3
Passo 3 (Equipe)
Informações sobre o passo 1 e 2
Resumo
De acordo com o artigo de autoria de Marcela Emanuele de Oliveira, o objetivo do recrutamento e seleção de pessoas trata-se de prover métodos para selecionar o candidato adequado para determinada função estabelecida no processo de recrutar e selecionar. E para que se alcance um retorno positivo na contratação e seleção dos candidatos a vagas é necessário obter estratégias de contratação. A várias maneiras de se recrutar e selecionar como a utilização de processos internos e externo ,estabelecendo assim estratégias para se atrair um candidato, através de anúncios em jornais e revistas, agencias de emprego, divulgando em escolas e universidades, cartazes ou banco de dados e assim cada empresa usa seus meios necessários de acordo com sua necessidade. E segundo Chiavenato (1999) a seleção decide em escolher o melhor candidato adequado para vaga. O objetivo de recrutar e selecionar é prover a empresa de mão-de-obra capaz. As técnicas de seleção segundo Chiavenato (1999) é para saber as características pessoais dos candidatos. E as principais técnicas que ele ressalta é: Entrevista de seleção, testes psicométricos, preditor, validade, precisão, teste de personalidade e técnicas de simulação. Além de todas essas estratégias apresentadas no artigo de Marcela Emanuele de Oliveira um tema que se ressalta no texto de Renata Manucci que é a dinâmica em grupo que tem seu objetivo identificar o comportamento da pessoa com o grupo, como é a comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o nível de frustação e se aceita bem o fato de não ter sua ideia levada em conta, como maneira de selecionar o candidato . A dinâmica em grupo é um instrumento de aproximação de interesses, onde possui maneiras de ser aplicada, começando com a apresentação que é quebra do gelo fazendo com que todos se conheçam se aquecendo, logo após trazendo sua atividade principal que pode ser substituída em três tipos: Execução ou realização, comunicação e situacional.
Passo 4 (Equipe)
Dinâmica em grupo
Dinâmica do barco
Material necessário: Folhas de sulfites, quantidades necessária para metade do grupo.
Minimo de participante: 0
Máximo de Participante: 0
Colocar 7 folhas de sulfites no chão quantidade não assertiva de pessoas participante da dinâmica em grupo , se houver 14 pessoas na dinâmica proporcionar 7 folhas de sulfites. Ao colocar as folha de sulfites no chão, comentar que se trata de um barco cada folha e que se trata de um naufrágio e cada um precisa se salvar, logo após pedir para que os participantes se posicione que ao ouvir a autorização do aplicador da dinâmica ambos tentem se salvar sendo que há apenas 7 barcos para 14 pessoas. Porem alguns se salvam e outros ficam de fora automaticamente devido haver 7 barcos.
Observação: O candidato tem que entender que por mais que se trate de um 7 barcos para 14 pessoas a como um ajudar ao outro, por mais que tenha pouco barco é possível permanecer duas pessoas em cima de cada sulfite que representa o barco .Muitos se salvam e não ajudam ao próximo
Objetivo: O trabalho em equipe.
Etapa 4
Passo 1 (Individual)
Geilliny Silva de Oliveira Barbosa RA: 1299219646
Ponto importe para elaboração do Plano
de Recrutamento e Seleção:
- Se os cargos foram preenchidos no tempo normal e em custo baixo.
- Medidas de critérios orientada para o método do recrutador.
- Números de candidatos apresentado; Custo por candidato; tempo requerido para atrair candidato; Custo por admissão; qualidade de candidatos admitidos (rotatividade e desempenho).
- Processo de seleção: entrevista semi ou estruturada, analise de curriculum, testes e referencias pessoais e entrevistas.
- Abortar histórico profissional: Formação escolar, dados familiares, dados sociais e financeiros, explicações sobre o cargo, e a remuneração, perguntas gerais do candidato e analise do interesse.
- Teste: testes podem ser de conhecimento, psicológicos e de desempenho.
- Montar um programa de boas vindas ao funcionário.
- Processo de integração: A integração do funcionário deve ser pauta na historia da empresa valores e benefícios, normas e procedimentos, produtos e modos de produção e sobretudo o que se espera do colaborador.
- Apresentação de boas vindas: apresentar o novo funcionários a novos colegas e áreas responsável em que o funcionário irá exerce sua função.
...