ATPS Direito Empresarial
Por: luela123 • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.126 Palavras (9 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
POLO NOVA IGUAÇU/RJ (2002350)
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
Atividade Práticas Supervisionadas – ATPS
Título: Atividades Práticas Supervisionadas
Sub-Título: Produzir um relatório acadêmico sobre o novo Direito Empresarial.
Nome do tutor de Ensino a Distância (EAD): Luiz Manuel
Autoras
Luêla Carlos Correia Lopes RA: 7939704926
Hilda Maria Gomes Rosa da Silva RA: 446010
NOVA IGUAÇU
04/11/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................... Pág. 01
CAPÍTULO 1 ................................................................................................ Págs.02 e 03
CAPÍTULO 2 ................................................................................................. Págs. 04 e 05
CAPÍTULO 3 ................................................................................................ Pág 06
CAPÍTULO 4 ................................................................................................ Pág. 07
CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS ............................................................... Pág. 08
INTRODUÇÃO
O Direito Comercial, hoje conhecido como Empresarial, passou por grandes mudanças para tornar-se o que é hoje em dia. Ao Decorrer dessa atividade descobriremos a origem do Direito Empresarial, os seus principais conceitos, como por exemplo, a definição de seus principais agentes, o empresário, sem esquecer-se da evolução das empresas até os dias atuais. Identificaremos também, se o novo Direito Empresarial com ênfase na função social e na capacidade contributiva é coerente e adequado à atualidade e quais foram as conseqüências geradas em razão da elevada carga tributária exigida no Brasil.
1
CAPÍTULO 1
1. Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e sua evolução e o Empresário
Direito Empresarial ou Direito Comercial são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade de negócios do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que indispensável e dirigida à produção de bens ou serviços úteis a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de empresa, sendo um ramo especial de direito privado ele cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços, que como dito é denominada de empresa por meio de Lei, Doutrina e Jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos para a superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados a empresas. Desta forma ele abrange um conjunto variado de matérias, desde as obrigações dos empresários, das sociedades empresárias, os contratos especiais de comércio, os títulos de crédito, a propriedade intelectual, entre outros.
Empresa é uma organização envolvendo pessoas e bens, com a intenção de gerar lucro, pretendendo crescer e multiplicar sempre e também podendo ser formada por empresário e seus funcionários. Em sua evolução decorre desde a era antiga, onde haviam vendas de muitas coisas entre elas: escravos, vestes e etc, e hoje em dia, depois da existência de uma lei que revogou a primeira parte do código comercial, houve o reconhecimento da teoria da Empresa na legislação pátria.
Empresário de acordo com o artigo 966 do Código Civil é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, exceto se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
2
2. Identificando a organização para entendimento dos aspectos legais da Empresa
Empresa: Magister Associados;
Localização: Rua Quintino Bocaiuva nº 51, Sala 207, Cep: 26210-150, Centro – Nova Iguaçu/RJ;
Segmento em que atua: Atividades Contábeis;
Porte: Pequeno Porte;
Público Alvo: Empresas em geral;
Número de Funcionários: 3;
Nome e Cargo do contato na Empresa: Luêla Lopes, Assistente Contábil.
3. Principais particularidades de Empresa e Empresário
Empresa: Pode ser dividida em Sociedade não Personificada, que explora uma atividade econômica, porém, não formalizou o registro, sendo conhecida como sociedade irregular, e Sociedade em Conta de Participação, que é um contrato de investimento comum em que duas ou mais pessoas se reúnem para a exploração de uma atividade econômicas, onde um sócio é o Ostensivo, empreendedor que dirige o negocio, e os demais são participantes
Empresário: No sentido econômico há um ditado muito popular: “todo empresário é um empreendedor, mas nem todo empreendedor é um empresário”. Há diferenças entre estes dois termos, uma vez que o empresário costuma ter mais cautela ao gerir seus negócios, porem sem se esquecer de acompanhar o ritmo de crescimento e mudanças mundiais. Como dito anteriormente empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, estes termos se aplicam ao empresário no sentido legal da palavra na condição de investidor. E Sociedade personificada, que é legalmente constituída e registrada em órgão competente, o que lhe da à personalidade formal, sendo uma pessoa jurídica. Esta ultima divide-se em Sociedade Empresaria (tem por objetivo o exercício de atividade própria de empresário) e Sociedade Simples (geralmente exploram atividades de prestação de serviço decorrentes de atividade intelectual e de cooperativa).
...