ATPS LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Artigo: ATPS LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: penahope • 30/9/2013 • 2.823 Palavras (12 Páginas) • 955 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Prof. EAD: Ademir Cavalheiro Leite
Jundiaí / SP
2013
ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS
Prof. Me. EAD: Ademir Cavalheiro Leite
Professor tutor presencial: Pâmella Rodrigues S. Santos
Professor tutor à distância: Gisele Bafume Quierelli
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina Logística Empresarial para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Jundiaí / SP
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, foi elaborado com o objetivo de mostrar, como as organizações utilizam tecnologias instrumentais, técnicas e estratégias na busca da qualidade, produtividade e competitividades entre si.
Mostra também, a atuação na área logística de uma empresa, planejamento e coordenação da sua movimentação física e de informações sobre operações multimodais de transporte.
Conceitos de cadeia de suprimentos, visão estratégica, otimização de fluxo e estratégia de marketing.
ETAPA 1/PASSO 1
FUNDAMENTOS DA EMPRESA
Razão social : Via Varejo S/A
Nome de Fantasia: Casas Bahia
Ramo de Negócios: venda de produtos de departamento (Móveis e eletrodomésticos ) no varejo.
Porte da empresa: Grande, com aproximadamente 56 mil colaboradores, mais de 500 filiais em 13 estados, nas regiões: sul, sudeste, nordeste, norte e centro oeste.
O seu maior Centro de Distribuição (CD) localiza-se na cidade de Jundiaí/SP às margens da rodovia Anhanguera com fácil acesso a outras rodovias e próximo do anel viário Mário Covas (Rodoanel).
OS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ESTÃO À FRENTE DO GRUPO HOJE
Sr. Ramatis Rodrigues: Presidente do grupo Via Varejo Reside na cidade de São Paulo
Sr. Michael Klein: Diretor executivo Reside na cidade de São Caetano do Sul
Sr. Abílio Diniz: Reside na cidade de São Paulo – este lidera principalmente as atividades relacionadas à gestão operacional e comercial envolvendo TI, Logistica, Marketing etc.
Sr. Gilberto Duarte: Diretor de logística a nível nacional.
Contato do Grupo na Empresa: Sr. Gabriel Henrique Ferreira – Gerente de logística da filial 1200 (CD Jundiaí/SP).
VISÃO
Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional, que atenda as necessidades de todas as classes sociais no mercado em que atua, com eficiência e rentabilidade contribuindo para o crescimento do Brasil.
MISSÃO
Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negocio no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
VALORES
Humildade, disciplina, equilibrio emocional, garra, determinação e eficiência.
REDE LOGÍSTICA DAS CASAS BAHIA
(DEMOSTRATIVO)
OBS: Fábricas de móveis e Informáticas são próprias
O sistema de armazenagem utilizado pela Casas Bahia, foi desenvolvido para guardar produtos de varias formas, pesos e tamanhos, como itens de linha branca, móveis e eletro-portáteis. A empresa possui uma logística de abastecimento de lojas (estoque da loja para retirada pelo cliente) e entrega direta nas residências dos clientes, tanto de compras feitas em lojas físicas quando na loja virtual.
As entregas são realizadas em um raio de 1.500 km a partir do depósito central (CD Jundiaí), para que seja cumprido o prazo de entrega definido com o cliente. Nas filiais, o reabastecimento é feito automaticamente, por meio de um sistema que atua de acordo com a localização do ponto de venda e o seu giro. O próprio sistema propõe o abastecimento, e os analistas avaliam os pedidos.
O depósito de Jundiaí recebe, em média, 220 carretas de fornecedores diariamente. No total, 2 400 pessoas trabalham no armazém, que também é munido de muita tecnologia para funcionar.
A integração do software de logística com o sistema de identificação dos produtos por código de barras é o que permite a localização dos produtos dentro do depósito e também o controle da entrada e saída das mercadorias. Todos os racks, onde são empilhadas as mercadorias, possuem uma placa com código de barras. Assim é possível saber, por exemplo, quantas peças há em cada rack com o leitor. Cada peça que é retirada do respectivo rack é baixada na etiqueta.
As vendas realizadas nas lojas são repassadas automaticamente para o sistema de logística da empresa. Ao final do dia, o operador imprime as etiquetas com código de barras que contêm a descrição de cada produto, além do endereço da entrega e o nome do cliente que o comprou.
Atravéz dessas informações, uma equipe do depósito faz a chamada “puxada”. Essa etapa consiste na separação dos produtos que são
...