Adolescente No Ato Infracional
Trabalho Universitário: Adolescente No Ato Infracional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 81Marcinha • 25/11/2014 • 10.371 Palavras (42 Páginas) • 447 Visualizações
UNIVERSIDADE – NOVE DE JULHO
SECRETARIA DA SAÚDE
SERVIÇO SOCIAL
Marcia de Souza da Rosa
R.A: 311204915
ADOLECENTE NO ATO INFRACIONAL
São Paulo
2014
UNIVERSIDADE – NOVE DE JULHO
SECRETARIA DA SAÚDE
SERVIÇO SOCIAL
Marcia de Souza da Rosa R.A: 311204915
Adolescente no Ato Infracional
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado ao Programa de Pôs – Graduação em Assistência Social do Centro de Serviço Social da Universidade – Nove de Julho, como requisito parcial para a obtenção do Grau do 7* Semestre.
Prof.ª Orientador (a): Ana Lucia dos Anjos
SÃO PAULO
2014
ROSA, Marcia de Souza da
Adolescente no Ato Infracional / Marcia de Souza da Rosa. 2014.
Trabalho de Conclusão de Curso, Uninove, 2014
Orientadora: Prof.ª Ana Lucia dos Anjos.
1 – Família 2 – Adolescente 3 – Ato Infracional.
Marcia de Souza da Rosa
Adolescente no Ato Infracional
Adolescente no Ato Infracional, apresentada à Universidade Nove de Julho, para obtenção de Grau de Mestre em 7* semestre, pela Banca Examinadora, formada por:
São Paulo, 30 de Dezembro de 2014.
___________________________________________________________________
Prof.ª Orientador
___________________________________________________________________
Prof.ª Leitor
SÃO PAULO
2014
A criança é o que fui em mim e em meus filhos,
Enquanto eu e humanidade.
Ela, como princípio é a promessa de tudo.
É minha obra livre de mim.
Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes.
E o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado.
Mas essa que vejo na rua sem pai, sem mãe, sem casa, cama e comida,
Essa que vive a solidão das noites sem gente por perto,
é um grito de espanto.
Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro,
porque a criança é o princípio sem fim
E o seu fim é o fim de todos nós.
Herbert de Souza (Betinho).
Agradecimentos
Primeiramente agradeço a Deus por ter me concebido esta oportunidade de aprendizado, conhecer mais sobre tudo que está em nosso redor e muitas vezes não enxergamos. Agradeço aos meus familiares que a todo o momento esteve presente em minha jornada, aos meus professores que estiveram presentes nos orientando e passando seus devidos ensinamentos. Não esquecendo também dos amigos de classe do curso de Serviço Social da Uninove, que ajudou e apoiou uns aos outros em todos os dias difíceis. Ao estagio onde obtive mais conhecimento sobre o assunto do Adolescente no Ato Infracional. Agradeço aos autores competentes que aprimoraram meu conhecimento, fazendo assim parte da minha história e minhas pesquisas, onde adquiri mais conhecimento sobre esse tema e muitos outros.
Dezembro de 2014
SÃO PAULO
2014
Resumo
Este Trabalho tem como definição tratar do assunto sobre o Adolescente no Ato Infracionais, e um conhecimento sobre o perfil do adolescente que vive em um ato infracional. Trazendo também como definição os efeitos que o convívio familiar traz á esses adolescentes.
Colocando então em pauta, como vivem seus familiares, em que condições se encontram suas vulnerabilidades e suas necessidades, entender o porquê vive uma exclusão social.
Sobre os adolescentes, onde praticam e como vivem. O adolescente no ato infracional é uma questão a ser analisada, pois existem vários fatores para que o ato aconteça, existe à questão do abandono familiar e à estrutura familiar, onde vários autores discutem sob o assunto abordado. Os recursos que são oferecidos pelo Governo realmente resgatam esses adolescentes? Suas famílias são amparadas ou são esquecidas? Muitos adolescentes voltam para as ruas por falta de apoio e oportunidade, alguns são influenciados pelos próprios amigos de rua. Os adolescentes que resolvem sair de casa por situações precárias acabam fazendo uma nova família de rua, onde elegem (mãe e pai de rua). Constrói amizades e ao mesmo tempo caem nas drogas, e para sustentar esse vício são submetidos ao crime. Através de pesquisas obtivemos mais conhecimento sobre este assunto onde abordamos, entrevistados e em participações de estagio, pois foi realizado em uma Instituição para crianças e adolescentes “SAICA- Lar Vitoria”. Hoje vivemos em uma
...