Aspectos Gerais Da Teologia Política
Por: Marcos Pereira • 4/5/2024 • Abstract • 939 Palavras (4 Páginas) • 46 Visualizações
CIDADANIA
05/04/2019
CAPÍTULO 1 – ASPECTOS GERAIS DA TEOLOGIA POLÍTICA
TÓPICO 1- CONCEITOS FUNDAMENTAIS
1. INTRODUÇÃO
A relação entre religião e política é um fato que não pode ser ignorado, pois afeta diretamente a vida e destino da sociedade, hoje a igreja tem menos participação no destino da sociedade, mas até o reinado de D. Pedro II, ela regia a vida civil da população.
Há uma ligação muito grande entre a igreja e a sociedade (religião e poder), desde o início da civilização à atualidade, com eventos importantes como surgimento e desaparecimento de grandes impérios estruturas feudais da idade média, criação da igreja anglicana para satisfazer interesse de Henrique VII na Inglaterra ou mesmo eventos de 11 de setembro de 2002.
2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS
-DE POLITICA
É a arte de bem governar o estado.
-DE CIVISMO (CIDADANIA)
É a devoção a causa pública.
-DE TEOLOGIA POLITICA
Investiga a conexão entre a política e religião e o resultado dessa interatividade.
TÓPICO 2- A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA POLÍTICA
1. INTRODUÇÃO
Tanto a teologia quanto a politica é importante na formação do estudante em sua vocação para a liderança espiritual, para que a responsabilidade religiosa o torne dependente de orientações da divindade, Deus.
2. IMPORTÂNCIA COMO TEOLOGIA
Como formador de opinião, o líder espiritual não pode ignorar as orientações da Bíblia para a vivencia política e social.
Nossa cultura se baseia na direto romano, da política dos Gregos e da moral Judaica, sendo a moral Judaica baseada nos valores da revelação.
3. IMPORTÂNCIA COMO PROPOSTA CÍVICA
Encontramos na revelação um grande interesse de Deus em ser o soberano no estado teocrático, com a cidadania sendo a base para uma sociedade de adoradores.
4. IMPORTÂNCIA COMO MENSAGEM EVANGELICA
Importa na felicidade dos filhos de Deus, com a proposta de uma cidadania voltada a comunidade de crentes a realização a vontade de Deus, através das boas obras dos crentes. (1 Pe 2:12).
TÓPICO 3- UM VINCULO HISTÓRICO
1. INTRODUÇÃO
No mundo antigo a relação entre governo e a religião favorecia tanto o estabelecimento como a manutenção do sistema imperial.
No Egito, os faraós se consideravam semi deuses e suas escritas sagradas, por isso o termo “hieróglifo” (escultura sagrada) para designar o sistema egípcio de escrita.
TÓPICO 4- DEUS E A POLÍTICA
1. INTRODUÇÃO
No TEÍSMO que se fundamenta essa teologia política, a crença em que Deus se interessa pelos homens e tudo que se relaciona a vida destes.
Em oposição o ATEISMO, que nega a existência de Deus.
2. O GOVERNO UNIVERSAL DE DEUS
A Bíblia declara que o Senhor, Deus de Israel, está entronizado acima dos querubins. Ele é o grande agente por de traz do governo humano.
2.1. EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DE UM GOVERNO ANTERIOR Á CRIAÇÃO DO HOMEM.
Nos relatos bíblicos da queda de Lúcifer e seus seguidores é uma evidencia legal em sua subversão na tentativa de tomar na tentativa de tomar o poder de Deus, com três importante fatores:
-Primeiro, houve uma tentativa de golpe liderada por satanás.
...