Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho
Seminário: Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliana1 • 2/6/2013 • Seminário • 783 Palavras (4 Páginas) • 780 Visualizações
CURSO: Arquitetura e Urbanismo
TURMA: N11
MATERIA: Segurança e Organização do Trabalho.
PROFESSOR: Jaques Jorge
ACADEMICO (a): Eliana Cândida Nogueira
RA: 5945232839
TRABALHO
Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho.
Aspectos Legais sobre a Segurança no Trabalho.
Conceitos Gerais sobre Segurança.
Toda a atividade empresarial que sempre que o seu trabalhador esteja em prefeitas condições com sua saúde. O homem ainda é peça importante no mercado de trabalho, pois tem uma capacidade de raciocínio muito grande e que mesmo com o uso de maquinas, a presença do ser humano é indispensável no crescimento de uma empresa, independente do ramo.
Em 1556 Georgius Agricola publicava o livro “De Re Metallica” onde ele estudava as doenças causadas pela extração de minerais. A obra destaca não só as doenças mais também a maneira de como era feito esse trabalho pelos mineiros. Uma das principais doenças era intoxicação causada pelo mercúrio.
Já em 1700 o médico Bernadino Ramazzini publicava a obra “De Morbis Artificum Diatriba”. Ele era considerado o pai da medicina do trabalho. A obra era o verdadeiro monumento da saúde ocupacional e destaca cerca de 1oo profissões e seus riscos.
Entre 1760 e 1830 ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial, onde teve o inicio da industrialização feita por maquinas e a primeira maquina a surgir foi a maquina de fiar.
O artesão era dono de seu próprio negocio de fiar e como as maquinas eram muito caras eles não tinham condição de comprá-las e por isso eles continuavam a fazer o trabalho manual.
E os capitalistas como tinham dinheiro eles começaram a adquirir as maquinas e contratar o trabalho dos artesãos. E com isso surgiu a primeira fabrica de tecido, juntou o capital e o trabalho.
Quando começou a surgir as fabricas, não se tinha condições boas a oferecer ao trabalhador. Elas eram montadas em galpões e não traziam segurança nenhuma ao trabalhados.
Com o tempo isso foi gerando criticas inclusive com os órgãos governamentais. Essa mãos de obra era feita não só por homens mas também por mulheres e crianças, não tinha limites. E isso gerou várias mortes principalmente em mulheres e crianças. Motivo era as péssimas condições de trabalho que as fabricas ofereciam ao trabalhador e eles não se importavam com o estado de saúde. E assim, qualquer coisa que aconteça ao trabalhador em período de trabalho é responsabilidade do empregador, mas naquela época não existia normas e nem leis, então era mais ou menos assim, enquanto tinha saúde servia ao empregador, caso não tivesse mais o trabalhador era “jogado de um lado sem amparo nenhum”.
E em 1970 o Brasil era o campeão em acidentes de trabalho.
Existem também os acidentes de trajeto, como em viagens a serviço da empresa em horário de serviço,caso aconteça algo relacionado
...