Atribuições Do Orientador Educacional
Dissertações: Atribuições Do Orientador Educacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavinhacangere • 15/8/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 633 Visualizações
Considerando a Unidade III- ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL E SUA ATUAÇÃO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO, outras leituras feitas
e o texto:
“A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas, não restringindo a sua atenção apenas aos alunos que apresentam problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem. Por meio da problematização, pode levar o aluno ao estabelecimento de relações e ao desenvolvimento da consciência crítica. O orientador precisa compreender o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua afetividade, emoções, sentimentos, valores, atitudes.” (PASCOAL 2010)
Escolha um dos níveis de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior)
LISTE E DESCREVA 03 ATIVIDADES QUE VOCÊ DESENVOLVERIA, COMO ORIENTADOR EDUCACIONAL PARA O NÍVEL ESCOLHIDO POR VOCE.
Atividades para serem trabalhadas no Ensino Fundamental
Atividade 1- Orientar semanalmente uma roda de conversa com os alunos e o professor. Essa pode ser uma boa oportunidade para escutar as demandas da turma, analisá-las e resolver coletivamente os conflitos que surgem. Estabelecer uma parceria com o professor para que ele compreenda essa intervenção como uma maneira de ajudar no trabalho educativo que é realizado.
Atividade 2- Nos anos finais do Ensino Fundamental seria viável estabelecer um horário para a orientação educacional ou de estudos, destinado a atividades que auxiliem os alunos a fazer o uso adequado do tempo, do caderno, da agenda e dos livros, além de promover discussões sobre a realização da lição de casa e as estratégias de estudo, visando estimular a prática dos conteúdos favorecendo uma melhor aprendizagem.
Atividade 3- Criar projetos que trabalhem questões polêmicas como sexualidade e bullyng, na tentativa de trazer soluções para possíveis problemas, agressão física e moral. Realizar reuniões periódicas dar suporte a crianças com questões de relacionamento e estabelecer uma parceria com as famílias.
...