BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE
Por: babicz • 27/3/2017 • Relatório de pesquisa • 594 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
(PONTA GROSSA)
JOSMAR BABICZ
BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE
Resposta referente a pergunta da primeira semana
Ponta Grossa
2016
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
(PONTA GROSSA)
JOSMAR BABICZ
BIOSSEGURANÇA NAS AÇÕES DE SAÚDE
Resposta referente a pergunta da primeira semana
Relatório, apresentado a professora Pamela Elis Astorga Galleguillos, como parte das exigências para a obtenção de nota semanal referente ao curso de técnico de segurança da matéria Biossegurança.
Ponta Grossa, 10 de julho de 2016.
Pergunta?
O que você, futuro TST, identifica como sendo necessário para a sua prática profissional sob os aspectos que envolvem a biossegurança?
Resposta:
Para responder a pergunta devemos saber o que é biossegurança, entender como ele é aplicada, neste contexto trago as seguintes definições:
A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.[1]
Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade. Outra definição nessa linha diz que “biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviço, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados” (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade.
Encontramos em Teixeira & Valle uma definição centrada no ambiente ocupacional, ode consta “segurança no manejo de produtos e técnicas biológicas”. Uma outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece “conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, medicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos”. Está centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais.[2]
Pelas definições demonstradas extraímos que: a biossegurança visa a proteção do trabalhador e do meio em que trabalha, e para sua execução dependera do profundo conhecimento do técnico de segurança, o qual deve sempre estar atualizado nas mudanças ocorridas nas Leis e NR’s, bem como saber identificar os riscos no local de trabalho tais como: químicos, físicos, biológicos, ergonômicos ou mecânicos. Tendo o conhecimento desses riscos e conhecer o processo de produção que dependendo das condições podem causar danos às pessoas, a equipamentos, a animais, entre outros, podendo também causar a redução da capacidade de produção.
...