BULLYING: AGRESSIVIDADE INFANTIL
Por: SimoneF_ • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.189 Palavras (13 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE MODERNA EDUCACIONAL
CURSO DE PEDAGOGIA
BULLYING: AGRESSIVIDADE INFANTIL
FORMOSO DO ARAGUAIA – TO
2017
SIMONE FERNANDES AQUINO
BULLYING: AGRESSIVIDADE INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Moderna Educacional, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia do Trabalho Científico Aplicado ao TCC.
Orientador: Profº Esp. Ricardo Rezende da Silva
FORMOSO DO ARAGUAIA – TO
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................................................4
2 OBJETIVOS .....................................................................................................5
2.1 OBJETIVO GERAL ........................................................................................5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ..........................................................................5
3 REFERENCIAL TEORICO................................................................................6
3.1 BULLYING......................................................................................................6
3.2 AGRESSIVIDADE INFANTIL........................................................................10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................12
RESUMO
Este artigo tem a intenção de analisar a questão do bullying como um fato de desrespeito que muitas vezes chega a causar danos irreversíveis na vítima, pois, tanto as vítimas como os agressores necessitam de cuidados especiais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica por meio do estudo utilizando-se do referencial teórico, dando enfoque a questão do bullying junto à agressividade infantil. O texto foi desenvolvido através de análises no que se diz sobre tal fenômeno e agressividade infantil. O objetivo do trabalho é possibilitar a compreensão e esclarecimento do que é o bullying tanto no ambiente escolar como na família e na sociedade. Apesar de o bullying existir desde que existem escolas, há pouco tempo estudioso começaram a se preocupar com este tema. Sabe se que suas consequências são graves e às vezes chegando ao extremo que são os casos de homicídios e suicídios. Justifica-se a necessidade de desenvolvimento de ações de prevenção. Sendo de suma importância que, familiares e educadores estejam atentos a qualquer sinal de ação agressiva. Pois, se observa que não há métodos diagnósticos prontos para se determinar o ‘’agressor’’, mas pode-se utilizar nas escolas o desenvolvimento de ações preventivas e aos poucos transformando ambientes violentos em espaços de convivência amigável.
Palavras-Chaves: Bullying. Agressão infantil.
SUMMARY
This article intends to analyze the issue of bullying as a fact of disrespect within the classroom and that often goes beyond the gates of the school institution, causing serious damage to those involved, as both victims and perpetrators need to special cares. The methodology used was the bibliographical research through the study using the theoretical framework, focusing the issue of bullying along with child aggression. The text was developed through analyzes on what is said about such phenomenon and child aggressiveness. The objective of the work is to enable understanding and clarification of what bullying is in the school environment. Although bullying has existed since schools exist, scholars have long begun to worry about this issue. It knows that its consequences are serious and sometimes reaching the extreme that are the cases of homicides and suicides. It is justified the need to develop prevention actions. It is of the utmost importance that families and educators be alert to any signs of aggressive action. For, it is observed that there are no diagnostic methods ready to determine the "aggressor", but it can be used in schools to develop preventive actions and gradually transform violent environments into spaces of friendly coexistence.
Keywords: Bullying. Child aggression.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aqui exposto trata-se de uma pesquisa social do tipo bibliográfica e tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos conhecimentos mais amplos sobre a temática em estudo/reflexão. “O Bullying: Agressividade Infantil”.
O referido trabalho se subdivide em dois momentos distintos: Bullying e o segundo Agressividade Infantil.
O bullying, como fenômeno pode acontecer, também, na fase adulta e em diferentes ambientes. O agressor do fenômeno quando criança, se não for cuidado, pode vir se tornar um adulto que o praticará em outros espaços da sociedade.
A escolha do tema sobre "Bullying: Agressividade infantil", surge por tratar-se de uma temática bastante discutida na família, na escola e nas redes sociais. Por esse motivo decidiu-se estudar e conhecer um pouco mais sobre essa escolha. Entende-se ser melhor devido muito em breve estar adentrando a sala de aula como pedagoga e ter que trabalhar ou conviver com tais situações, assim ficará melhor atender e intervir.
Justifica-se esta postura, uma vez que o bullying é uma forma agressiva velada que ocorre na instituição escolar, na família e na sociedade, acarretando danos diários e irreversíveis, na vida do individuo, dilacerando sua saúde psicológica e física, contribuindo para a baixa-estima, depressão, marginalização, além de estimular o suicídio e até mesmo assassinato.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Fazer uma refexão teórica sobre a tematica bullying.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as causas que geram a Agressividade infantil.
- Analisar até que ponto a familia contibui para a maximização da agressividade infantil.
- Contribuir através deste estudo com prováveis sugestões para família, a escola a fim de amenizarem a agressividade/bullying, na escola.
3 REFERENCIALTEÓRICO
3.1 BULLYING
Segundo dicionário Aurélio a palavra “Bullying” é sinônimo de; ameaça, opressão, tirania, humilhação e intimidação. São práticas de violência física ou psicológica, causadas por atos intencionais e repetidos.
Segundo Costantini, (2004):
“agressividade física, verbal ou psicológica. É uma ação de transgressão individual ou de grupo, que é exercida de maneira continuada, por parte de um individuo ou de um grupo de jovens definidos como intimidadores nos confrontos com uma vítima predestinada” (COSTANTINI, 2004, p.69).
...