COMO ELABORAR UM RELATÓRIO INSTRUMENTO PARCIAL DA DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO I
Por: clara aguiar • 5/6/2019 • Artigo • 918 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
ANA CLARA CORREIA DE AGUIAR
WANDERSON NASCIMENTO DE SANTANA SILVA
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO INSTRUMENTO PARCIAL DA DISCIPLINA
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO I
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE
2018
COMO ELABORAR UM RELATORIO DE PESQUISA DE ACORDO COM AS NORMAS DA ABNT
Relatório é um tipo de texto pedido pelos docentes, sobretudo nas universidades que não se pode dispensar para um bom objetivo de pesquisa uma segura reflexão sobre os problemas encontrados. O relatório trata-se de um texto que reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período. O relatório é constituído de elementos pré – textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós – textuais (referências; anexos):
1 ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS
1.1 CAPA
A capa inicial contém apenas três elementos: no alto da página, nome do autor na ordem normal com três letras maiúsculas no centro da página, o titulo do trabalho, grifado; embaixo, a cidade e o ano. A página de rosto tem, no alto, o nome completo do autor, de maneira eventual rápida alusão à sua qualificação profissional; no meio, o título completo do trabalho ( centralizado ,fonte tamanho 14);.
1.2 SUMÁRIO
Apresenta a enumeração das divisões e seções (capítulos) presentes no relatório, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicação de página. A palavra sumário deve ser centralizada e sem indicativo numérico, indica ainda o prefácio, as listas, tabelas e bibliografia fonte tamanho 12 em negrito.
2 ELEMENTOS TEXTUAIS
Existem também os elementos textuais que envolvem a introdução, revisão da literatura, matérias, métodos, resultados e discursão entre outros. Além dos elementos conceituais que definem e explicam a natureza do conhecimento científico, são apresentados diretrizes para o entendimento e a aplicação das atividades lógicas e técnicas relacionadas com a prática científica.
2.1 INTRODUÇÃO
A introdução é a primeira parte dos elementos textuais, é a partir dela que o conteúdo do trabalho realmente começa. A introdução é o primeiro capitulo do texto, e é preciso fazer um apanhado geral sobre os vários aspectos do trabalho: objetivos do trabalho , justificativas , visões gerais e hipóteses , assim como o assunto será tratado devem ser apresentados nessa etapa. A linguagem deve ser simples e objetiva.
2.2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento é a parte dos elementos – textuais na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados coletados pelo autor e o desenvolvimento das ideias, o desenvolvimento por ser a parte mais importante, é a mais extensa, pois ela abrange a exposição da ideia principal, é analisada em primeira instância sua finalidade é expor e apresentar.
2.3 CONCLUSÃO
A conclusão também faz parte da estrutura textual na conclusão, portanto recapitulam - se as partes principais, evidenciando- se as etapas mais relevantes do caminho percorrido até o final. A conclusão consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Na conclusão devem constar a relação existentes entre as diferentes partes da argumentação e a união das ideias e, sínteses de toda reflexão. Ou seja, a conclusão é a síntese para qual caminha o trabalho.
...