CRIAÇAO DE EMPRESA E DEFINIÇAO DE PRÁTICAS
Por: rosimantha • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.767 Palavras (16 Páginas) • 203 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 ORGANOGRAMA ....................................................................................................4
3 DESENVOLVIMENTO ........................................................................................5/14
4 CONCLUSÃO .........................................................................................................15
5 REFERÊNCIAS ......................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
A empresa é a FRUIT LTDA. CNPJ: 01.252.369/001-01. É uma empresa e pequeno Porte que atua no ramo de CULTIVO DE UVA.
Há empresa foi fundada em 01 de Março de 1994, localizada no Projeto Maria Tereza Zona Rural, de Petrolina/PE, números de empregados 28 funcionários, sendo 21 efetivos e 08 contratos de safra por um período determinado de 03 a 05 meses.
As comercializações dos produtos são para o mercado interno, atuando na região há 21 anos a FRUIT LTDA, A Empresa vem produzindo uvas sem semente com padrão de qualidade para atender aos mais exigentes mercados, com possibilidade de produção em diferentes épocas do ano, totalizando mais de 5.000 toneladas de uva. Para garantir a alta qualidade dos seus produtos, a FRUIT LTDA utiliza as mais modernas técnicas agrícolas.
A empresa é administrada por 01(um) diretor administrativo, onde o mesmo cuida da área administrativa, auxiliado pelos departamentos de suprimentos (financeira área comercial e técnica) e departamento de RH. Na empresa existe um organograma formal, o que gera a descrição de cargos e funções:
ORGANOGRAMA
3 DESENVOLVIMENTO
A descrição de cargo é um processo dentro da Gestão de Pessoas que vai detalhar passo a passo as tarefas do cargo, tornando-se diferente dos demais cargos existentes da organização. Este processo favorece o acompanhamento do individuo na realização das suas atividades, ou seja, o que faz, quando faz, como faz e porque faz. É uma análise de demanda por escrito que especifica a importância do cargo. Os deveres e responsabilidades de um cargo são designados ao individuo que o executa, dessa forma irão contribuir para o alcance dos objetivos da descrição de cargo."Devido á divisão do trabalho e consequente as especialização funcional, as necessidades básicas de recursos humanos, pela organização – seja em quantidade seja em qualidade – são estabelecidas por meio de um esquema de descrição e especificações de cargos. As descrições de cargos relacionam as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, enquanto o papel a desempenhar será o conteúdo do cargo registrado na descrição. Geralmente, a descrição do cargo relata impessoalmente o conteúdo do cargo, enquanto as especificações do cargo fornecem a percepção da organização a respeito das qualificações humanas desejáveis para o trabalho, expressas em termos de educação, experiência, iniciativa etc."(CHIAVENATO, 2001, p. 66).
O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos.
A descrição de um cargo deve ser elaborada de maneira que qualquer pessoa consiga ler e entende-la, deve ser objetiva, quando se tratar de um cargo mais específico deve ser esclarecido para que qualquer indivíduo que não participou da sua elaboração possa entender. A descrição do cargo é feita única e exclusivamente para o cargo e não para uma determinada função. Isso irá ajudar no processo de recrutamento e seleção, serão analisados os requisitos exigidos para aquele cargo e não para uma pessoa.
Deve ser elaborada de forma simples e clara para que alguém que não conheça determinado cargo possa compreendê-lo. Os detalhes devem ser descritos para evitar duvidas e os que não contribuam para a sua compreensão devem ser eliminados. Caso sejam colaboradores termos poucos conhecidos ou técnicos, estes devem ser definidos. A descrição e a especificação referem-se ao cargo e não ocupante deste. Portanto, devem ser descritas as tarefas especificados os requisitos exigidos pelo cargo e não o eventual ocupante sabe fazer. “Dessa forma, se o ocupante sabe um idioma estrangeiro, mas o cargo exige tal conhecimento essa informação não deve fazer parte da descrição e especificação do cargo" (PONTES, 2002, p. 77)
Análise de cargos:
Após descrevermos os cargos será realizada uma comparação das atividades da elaboração do cargo, com as necessidades que uma determinada pessoa deve ter para concluir tais atividades com sucesso. Devemos analisar o que um ocupante deve ter para preenchê-lo adequadamente. O ocupante deve está dentro das exigências qualitativas para o cargo.
A descrição do cargo se preocupe com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo; a análise do cargo aborda aspectos extrínsecos, isto é, os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. E intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a Descrição se preocupa com conteúdo do cargo -o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2001, p. 68)
A descrição e análise de cargo é função de staff, e de inteira responsabilidade do setor de linha de uma organização, o staff dar apoio ao de linha para executar
...