Com a transferência da sede do governo português para o Brasil, várias decisões precisavam ser tomadas
Por: DiegoRosilan • 6/12/2016 • Abstract • 714 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
Brasil: sede do Império Português
Com a transferência da sede do governo português para o Brasil, várias decisões precisavam ser tomadas:
Os navios e comerciantes estrangeiros que faziam negócios com Portugal agora fariam negócios diretamente com o Brasil. Era a "Abertura dos portos às nações amigas". A partir de então, os portos do Rio de Janeiro e Salvador se encheram de navios, mercadorias e comerciantes estrangeiros, principalmente ingleses.
Para atender as 15 mil pessoas que, de repente, chegaram ao Rio de Janeiro, era preciso melhorar o abastecimento de alimentos da cidade. Estradas foram construídas para ligar São Paulo e Minas Gerais ao Rio de Janeiro.
Também foi permitida a instalação de fábricas. Assim, o Brasil não era mais obrigado a comprar somente os produtos autorizados pelo governo português. Isso fez com que o custo de produtos manufaturados e industrializados fosse reduzido.
A cidade e seus antigos moradores precisaram adaptar-se aos novos tempos. O porto tornou-se uma porta de entrada para inúmeras novidades. Chegavam mercadorias de todo o mundo, principalmente inglesas: sapatos, tecidos, talheres, louças, chapéus, Mel ferragens, escovas, pentes, navalhas, livros, jornais, perfumes, sabonetes...
Abriram-se teatros, biblioteca, o primeiro jornal editado na Colônia, escolas, o Jardim Botânico e o primeiro banco: o Banco do Brasil. Imigrantes de vários países e profissões também vieram tentar a sorte por aqui. Cientistas e artistas foram contratados para investigar e registrar o Brasil: a fauna, a flora, as paisagens, as pessoas.
Em 1814, quando Napoleão foi derrotado, Dom João viu-se diante da oportunidade de voltar para Portugal, mas não quis. Os portugueses em Portugal não gostaram, mas o projeto de permanecer aqui era sério. Em 1815, o Brasil deixou de ser colônia para fazer parte, em situação de igualdade, do Império Português. Os portugueses mais uma vez não gostaram de o Brasil não estar mais submetido à autoridade portuguesa.
1- Marque com um X a resposta certa.
a) Chegada da família real ao Brasil.
( ) janeiro 1808 ( ) janeiro 1888 ( ) janeiro 1822
b) Motivo da fuga da família real.
( ) ameaça da Inglaterra ( ) Ameaça de invasão por Napoleão Bonaparte. ( ) Dificuldade financeira e imperial.
c) País ameaçado de invasão por Napoleão.
( )Inglaterra ( ) Lisboa ( ) França
d) O que motivou o imperador Francês a ameaçar invadir Portugal?
( ) Querer dominar novas terras. ( ) Ser um país mais forte. ( Apoio de Portugal a Inglaterra.
e) Lugar onde a família real chegou primeiro no Brasil.
( ) Rio de Janeiro ( ) Salvador ( ) Teresópolis
...