Competencia Basica
Exames: Competencia Basica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: porrasloca • 5/4/2014 • 350 Palavras (2 Páginas) • 645 Visualizações
TRABALHO FINAL CURSOS COMPETÊNCIA BÁSICA
Trabalho Final
Curso: Competências Básica
Cursista: Elizabeth de Oliveira
Introdução
Já algum tempo, vem se desenvolvendo no cenário educacional e social do país um movimento conhecido com “inclusão de pessoa portadora de necessidades especiais”, escolhi este tema como problema educacional, que merece uma reflexão mais ampla. Na escola onde trabalho cada vez mais aumenta o número de alunos matriculados com necessidades especiais. Apesar de a inclusão não dizer respeito somente à escola é nesse ambiente que o movimento tem ganhado mais força.
No âmbito escolar, a inclusão refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, crianças com e sem necessidades educativas especiais, durante parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola.
Nessa concepção toda escola deveria estar preparada tanto em termos físicos, quanto em termos pedagógicos para atender e receber todo tipo de aluno, respeitando suas diferenças e educando de acordo com o ritmo e as possibilidades de cada um.
Com o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) é possível adquirir material e equipamentos adaptáveis, construir banheiros e rampas , capacitar os professores para lidar com esses alunos especiais.
Propostas de Solução
●Preparar os professores para fazer adaptações curriculares a fim de atender as diferenças de ritmo e de maneiras de aprender dos seus alunos (com ou sem necessidades especiais). Além disso, o educador deve estar preparado para aceitar as diferenças.
●Adaptar a escola para uma melhor acessibilidade do aluno especial como: portas e corredores mais largos; construção de rampas com corrimão e mureta; elevadores (quando for possível); sanitários adaptados para cadeirantes; pisos antiderrapantes.
●Adaptar o ambiente da biblioteca e sala de leitura para que sejam também acessíveis a esses alunos especiais.
●Adquirir mobiliário escolar apropriado para alunos usuários de cadeira de rodas.
●Fiscalização da sociedade, incentivando às instituições que investem na inclusão dos portadores de qualquer deficiência e reprovando aquelas que não o fazem.
Conclusão
Muitos erros foram cometidos nestes poucos anos em que a experiência da inclusão tem se colocado realmente em prática.
Muitos acertos também foram colhidos o verdadeiramente importante é termos a mente e o espírito abertos para podermos aprender e, assim, oferecermos as pessoas com deficiência um ensino de qualidade e integração no ambiente escolar.
...