Construção De Saídas De Emergências
Por: Gabriel Miranda • 27/11/2024 • Trabalho acadêmico • 408 Palavras (2 Páginas) • 21 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA DE MINAS
GABRIEL MIRANDA, LÁZARO ANTONIO, LUAN VITTOR, MATHEUS GABRIEL, NEIMAR FERNANDO
CONTRUÇÃO DE SAIDAS DE EMERGENCIAS
PARACATU
2023
INTRODUÇÃO
Uma saída de emergência em uma estrutura é uma saída especial para emergências como um incêndio, a saída de emergência permite evacuação rápida, enquanto fornece uma alternativa se a rota para a saída principal for bloqueada pelo incêndio. Por isso é muito importante seguir as normas e exigências pedidas para a construção das saídas de emergência.
O que são e a importância das saídas de emergências
saídas de emergência são extremamente importantes quando falamos em segurança contra incêndio. Mais que simples portas, elas são rotas planejadas e seguras de fuga para que, no caso de uma ocorrência com fogo, as pessoas possam evacuar o local rapidamente, sem grandes prejuízos à sua integridade física. Além disso, saídas de emergência servem como opção de acesso para que o Corpo de Bombeiros possa fazer seu trabalho
Quando é necessário ter saídas de emergência
Basicamente, toda edificação que conta com circulação de pessoas deve ter esse recurso. Isso significa que condomínios residenciais ou comerciais, igrejas, cinemas, escolas, shopping centers, indústrias e comércios, precisam obrigatoriamente dispor desse recurso. O projeto e a determinação de quantidade e tipos de acesso necessários que devem constar nas saídas de emergência é trabalho para profissionais qualificados e experientes, já adaptados às exigências do Corpo de Bombeiros.
Algumas Especificações para construção de saídas de emergência
De acordo com a norma técnica escrita pelo corpo de bombeiros do estado de Goiás em 11/22 saídas de emergência devem ter algumas exigências como largura mínima de acordo com o estabelecimento, tipos de saídas de emergência, ser sinalizada e iluminada, ser desobstruída de obstáculos, todos os acessos terão que ter ligação direta com a saída, distância máxima até a parte externa, com público superior à 500 pessoas será necessário no mínimo 2 saídas de emergência localizada em lados distintos, altura da saída, portas antichama ,largura e tamanho da porta , dentre muitas outras exigências.
TIPOS DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA
As saídas e emergência podem ser um caminho contínuo e protegido, composto por escadas, portas, passagens externas, balcões, corredores, rampas e escadas. Podendo, inclusive, ser uma combinação desses itens.
CONCLUSÃO
Em situações como incêndios, terremotos, inundações ou outros desastres naturais, as saídas de emergência são fundamentais para garantir a segurança das pessoas. Se uma saída de emergência estiver fora dos padrões normativos descritos pelos bombeiros pode ser impossível para as pessoas escaparem rapidamente e em segurança
...