TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENSINO PSICOLOGIA

Por:   •  5/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICESUMAR

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENSINO

PSICOLOGIA

ALEXSANDER SIMÃO MORGAN

PSICOLOGIA E IMIGRAÇÃO

PONTA GROSSA

2020

ALEXSANDER SIMÃO MORGAN

PSICOLOGIA E IMIGRAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito

parcial para obtenção de nota para a disciplina de Saúde Coletiva, do centro universitário Unicesumar.

Prof: Evelise Yadomi

 

PONTA GROSA

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................4

2 MATERIAIS E MÉTODOS...............................................................5

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO.......................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................9

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é redigir uma análise e estabelecer uma relação entre psicologia e imigração, através de uma pesquisa em artigos científicos estabelecer uma relação entre a psicologia e a imigração, assim como abordar problemas sociais e econômicos apresentados pelo mesmo.

2 MATERIAS E MÉTODOS

        Foram utilizados artigos científicos e dados de fontes confiáveis para ser feita uma análise técnica sobre imigração no Brasil e na região de Ponta Grossa.

3 RESULTADO E DISCUSSÃO

A imigração pode estar fortemente ligada a psicopatologias, pois, a experiência migratória de indivíduos vindos de todo o mundo pode acabar gerando muitos problemas e suas causas podem ser por dificuldades em seu país de origem, imigração involuntária, dificuldades de adaptação. Como, por exemplo, imigrantes vindos da 2ª guerra mundial para o Brasil.

Notamos que tantos os processos migratórios mais antigos, como europeus e asiáticos fugindo da guerra, até casos mais atuais, como haitianos, que, com sua dificuldade nacional, vem para cá procurando melhores condições de vida.

Podemos abordar a saúde de imigrantes com seu relacionamento com instituições de saúde e lazer, observando que pacientes e clientes imigrantes são tratados com certa indiferença em relação a pessoas nativas, pois, alguns servidores podem atender com certo desprezo, além de trabalhadores e empregadores locais, que tem um certo receio com a origem e descendência desses imigrantes.

        Um ponto que eu acredito ser muito importante e que facilita muito o processo de imigração para o Brasil é o nosso Sistema Único de Saúde, que foi consolidado juntamente com a Constituição Federal de 1988, e um de seus pilares mais fundamentais é a universalidade, o que garante ao imigrante um tratamento de saúde gratuito, isso é algo que não vemos em países como Estado Unidos por exemplo, lá tanto imigrantes como nativos não são atendidos de forma gratuita pelo sistema público de saúde, apenas por entidades filantrópicas.

        Como o Brasil tem um Sistema de saúde pública que garante universalidade e gratuidade, acredito ser um grande incentivador da imigração de outros países para o Brasil.

Relacionando a parte de saúde psicológica temos a constatação que as dificuldades só aumentam porque em psicologia e psiquiatria a maioria dos tratamentos é provavelmente dialogal. Logo os profissionais da saúde não possuem a preparação cultural adequada para tratar e se relacionar com pacientes vindos de outros contextos.

“[...]Os problemas de saúde mental, ainda de acordo com os dados dos relatórios europeus, são agravados por uma deficiente inserção comunitária, por níveis sociais e económicos mais baixos que o nível médio do país de acolhimento, por barreiras linguísticas e culturais, etc. Os imigrantes são considerados mais expostos a riscos de desenvolvimento de patologias mentais: apesar de explicações genéticas e bioquímicas terem sido por muitos anos a explicação privilegiada deste fenómeno (Littlewood e Lipsedge, 1997; Fernando 1988; 1991; 1995; 1998; 2002; 2003)”.

Estudos atuais apontam que discriminações e exclusões sociais estão relacionadas a muitas das psicopatologias apresentadas em imigrantes, indiferentemente de sua origem. O processo de imigração, constitui em um fator de risco, já que, na maioria dos casos, reúne alguns elementos prejudiciais como: perda de posses, familiares e amigos, fatores de risco para o indivíduo e seus parentes. Assim como língua de origem, culturas e nacionalidade, como sua abrangência de crenças religiosas.

Podemos concluir que,  o indivíduo fica muito mais vulnerável e suscetível à transtornos mentais e emocionais, assim como psicopatologias e doenças relacionadas.

        Devido a essa maior vulnerabilidade, que não somente é causada pela imigração forçada, como também pela experiência de estar em um local totalmente novo e distinto da sua origem. Muitos exemplos disso são a migração e imigração ilegal, e situações políticas, sociais, e socioeconômicas que dificultam a permanência em um local. Tudo isso causa uma enorme pressão psicológica no indivíduo que apesar de nem sempre demonstrar ou falar sobre algum sintoma, pode ter desenvolvido alguma carência psicológica em função de sua situação de precariedade.

Na região dos Campos Gerais notamos muitos imigrantes de todo o mundo, como:  poloneses, ucranianos, russos, alemães, japoneses, haitianos, etc. Sua influência cultural na nossa sociedade é inegável, desde gastronomia, costumes, vestimenta, festividades, datas comemorativas, crenças religiosas, até suas práticas agrícolas e de cultivo.

Assim como em outras partes do mundo, os problemas causados pela imigração não são diferentes na região de Ponta Grossa. Em alguns fatos citados anteriormente de vulnerabilidade, suscetibilidade a psicopatologias, pressão psicológica o indivíduo ainda pode enfrentar dificuldades socioeconômicas, como uma pior remuneração, dificuldade em encontrar emprego e ter assistência em órgãos públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com